Socialismo, liberalismo e educação para a democracia: Honneth e Dewey em discussão
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.3.30023Palavras-chave:
Socialismo, Liberalismo, Democracia, Honneth, Dewey.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir o livro de Axel Honneth, A ideia de socialismo, publicado em 2015, à luz de considerações feitas a partir dos trabalhos de John Dewey, Liberalism and social action (1935) e Democracia e educação (1916). Busca-se examinar a aproximação entre a proposta de socialismo de Honneth e a defesa de um novo liberalismo feita por Dewey. O trabalho sugere que a proposta de Honneth apresenta dificuldades decorrentes de uma apropriação insuficiente das ideias de Dewey, principalmente no que diz respeito ao papel da educação na formação da vontade democrática necessária à cooperação social.
Downloads
Referências
DEWEY, John. Liberalism and social action. New York: G. P. Putnam’s Sons, 1935.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
DEWEY, John. The public and its problems: an essay in political theory. Ohio: Swallow Press, 2016.
HONNETH, Axel. Democracy as reflexive cooperation: John Dewey and the Theory of Democracy Today. Political Theory, v. 26, n. 6, p. 763-783, 1998 <10.1177/0090591798026006001>.
HONNETH, Axel. Educação e esfera pública democrática: um capítulo negligenciado da filosofia política, v. 13, n. 3, p. 544-562, 2013 <10.15448/1984-7289.2013.3.16529 >.
HONNETH, Axel. O direito da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
HONNETH, Axel. The idea of socialism: towars a renewal. Cambridge: Polity Press, 2017.
SOUZA, Luiz. G. C. Axel Honneth e a reformulação da ideia do socialismo: dos proletários aos cidadãos. Ideação, v. 1, p. 121-143, 2017.
PINZANI, Alessandro. Resenha de Die Idee von Sozialismus de A. Honneth. Ethic@, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 191-200, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Civitas - Revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).