Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28577Palavras-chave:
Parte Escrita do exame Celpe-Bras, parâmetros de avaliação, níveis de desempenho, preparatório Celpe-Bras.Resumo
Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras aplicada para alunos em um curso Preparatório Celpe-Bras. Para tanto, utilizamos uma tarefa do exame e um corpus de 22 textos produzidos em resposta à tarefa. A partir desses textos, foi possível chegar a uma descrição dos níveis de desempenho dos alunos e adaptar os parâmetros de avaliação gerais do exame, tornando-os específicos para essa tarefa. Os resultados do trabalho indicam que nos níveis mais avançados não houve problemas relacionados à configuração da relação de interlocução e à construção do gênero e, também, que a seleção e recontextualização das informações do texto de insumo foram determinantes na diferença entre todos os níveis avaliados. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras.
Downloads
Referências
Bakhtin, Mikhail. 1997. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
Brasil. 2015. Manual do examinando. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação (MEC).
______. 2013. Guia do Participante: tarefas comentadas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação (MEC).
______. 2006.Manual do candidato do Exame Celpe-Bras. Brasília: Secretaria de Educação Superior (SESu), Ministério da Educação (MEC).
Clark, Herbert H. 2000. O uso da linguagem. In: Cadernos de Tradução, 9. Porto Alegre: UFRGS.
Diniz, Leandro Rodrigo Alves. 2012. Política linguística do Estado brasileiro para a divulgação do português em países de língua oficial espanhola. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 51(2), p. 435-458.
Gomes, Maíra da Silva. 2009. A complexidade de tarefas de leitura e produção escrita no exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi. 2012. O exame Celpe-Bras e a proficiência do professor de português para falantes de outras línguas. Revista DIGILENGUA, Universidad Nacional de Córdoba, 12, p. 48-67.
______. 2000. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. Trab. Ling. Apl., Campinas.
Schlatter, M., Scaramucci, M. V. R., Prati, S., & Acuña, L. 2009. Celpe-Bras e Celu: impactos da construção de parâmetros comuns de avaliação de proficiência em português e em espanhol. In: Fontana, M. (org.). O português do Brasil como língua transnacional. Campinas: Editora RG.
Schoffen, Juliana Roquele & Martins, Alexandre Ferreira. 2016. Políticas linguísticas e definição de parâmetros para o ensino de português como língua adicional: perspectivas portuguesa e brasileira. ReVEL, 14(26), p. 71-306.
Schoffen, Juliana Roquele. 2009. Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame Celpe-Bras. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.