Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras

Autores/as

  • Gabrielle Rodrigues Sirianni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana Roquele Schoffen Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28577

Palabras clave:

Parte Escrita do exame Celpe-Bras, parâmetros de avaliação, níveis de desempenho, preparatório Celpe-Bras.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras aplicada para alunos em um curso Preparatório Celpe-Bras. Para tanto, utilizamos uma tarefa do exame e um corpus de 22 textos produzidos em resposta à tarefa. A partir desses textos, foi possível chegar a uma descrição dos níveis de desempenho dos alunos e adaptar os parâmetros de avaliação gerais do exame, tornando-os específicos para essa tarefa. Os resultados do trabalho indicam que nos níveis mais avançados não houve problemas relacionados à configuração da relação de interlocução e à construção do gênero e, também, que a seleção e recontextualização das informações do texto de insumo foram determinantes na diferença entre todos os níveis avaliados. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras.

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Biografía del autor/a

Juliana Roquele Schoffen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Letras

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Publicado

2017-12-31

Cómo citar

Sirianni, G. R., & Schoffen, J. R. (2017). Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 8(2), 171–190. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28577

Número

Sección

Artículos