Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional

Autores/as

  • Gabrielle Rodrigues Sirianni Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPG Letras / Bolsista CAPES http://orcid.org/0000-0003-0313-5464
  • Kaiane Mendel Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPG Letras / Bolsista CAPES
  • Ellen Yurika Nagasawa Universidade Federal do Rio Grande do Sul / PPG Letras
  • Juliana Roquele Schoffen Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33233

Palabras clave:

Exame Celpe-Bras, Acervo Celpe-Bras, Avaliação de proficiência.

Resumen

Este artigo visa a apresentar algumas das pesquisas desenvolvidas a partir da disponibilização pública do Acervo Celpe-Bras. Lançado em 2014, o Acervo compilou e disponibilizou publicamente as provas já aplicadas, manuais, legislação e trabalhos acadêmicos realizados sobre o Celpe-Bras, possibilitando novas pesquisas sobre o exame. Dentre as pesquisas possibilitadas pelo Acervo está a descrição e categorização das tarefas da Parte Escrita do exame, cujos resultados fornecem subsídios para novas especificações para o Celpe-Bras (Schoffen et al., 2018). Baseado nessa descrição, foi elaborado um curso de preparação ao exame que considera, para propor sequências didáticas, as características mais recorrentes nas provas. As pesquisas realizadas a partir da disponibilização do Acervo o consolidam como um marco na história do exame ao democratizar o acesso aos materiais do Celpe-Bras para professores, examinandos e pesquisadores interessados em ensino, aprendizagem e avaliação de proficiência em Português como Língua Adicional.

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Publicado

2019-08-01

Cómo citar

Sirianni, G. R., Mendel, K., Nagasawa, E. Y., & Schoffen, J. R. (2019). Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1), e33233. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33233

Número

Sección

Artículos