Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33233Palabras clave:
Exame Celpe-Bras, Acervo Celpe-Bras, Avaliação de proficiência.Resumen
Este artigo visa a apresentar algumas das pesquisas desenvolvidas a partir da disponibilização pública do Acervo Celpe-Bras. Lançado em 2014, o Acervo compilou e disponibilizou publicamente as provas já aplicadas, manuais, legislação e trabalhos acadêmicos realizados sobre o Celpe-Bras, possibilitando novas pesquisas sobre o exame. Dentre as pesquisas possibilitadas pelo Acervo está a descrição e categorização das tarefas da Parte Escrita do exame, cujos resultados fornecem subsídios para novas especificações para o Celpe-Bras (Schoffen et al., 2018). Baseado nessa descrição, foi elaborado um curso de preparação ao exame que considera, para propor sequências didáticas, as características mais recorrentes nas provas. As pesquisas realizadas a partir da disponibilização do Acervo o consolidam como um marco na história do exame ao democratizar o acesso aos materiais do Celpe-Bras para professores, examinandos e pesquisadores interessados em ensino, aprendizagem e avaliação de proficiência em Português como Língua Adicional.
Descargas
Citas
Bakhtin, M. (2003). Estética da criação verbal (4. ed.). São Paulo: Martins Fontes.
Barreto, E. M. M. (2016). Os deslocamentos do sujeito nas tarefas de escrita propostas nos exames DELE e CELPE-BRAS (Tese de doutorado). Araraquara: UNESP.
Bastos, R. L. (2016). Conteúdos para o ensino de português para estrangeiros: Contribuições do Celpe-Bras (Dissertação de mestrado). Rio de Janeiro: UERJ.
Brasil (2002). Manual do candidato do exame Celpe-Bras. Brasília: MEC.
Brasil (2012). Manual do examinando: Versão eletrônica simplificada. Brasília: MEC.
Brasil (2013). Guia do participante: Tarefas comentadas que compõem a edição de abril de 2013 do exame. Brasília: MEC.
Cândido, M. D. (2015). Avaliação da interação face a face no exame Celpe-Bras: As características dos elementos provocadores e a atuação dos examinadores-interlocutores (Dissertação de mestrado). Campinas: UNICAMP.
Clark, H. H. (2000). O uso da linguagem. Cadernos de Tradução, (9).
Dorigon, T. (2016). O Celpe-Bras como Instrumento de Política Linguística: Um Mediador entre Propósitos e Materializações (Dissertação de mestrado). Porto Alegre: UFRGS.
Douglas, D. (2000). Assessing languages for specific purposes. Cambridge: Cambridge University Press.
Faria, E. R. (2017). Avaliação de proficiência oral em língua estrangeira: Foco nos elementos provocadores na interação face a face do exame Celpe-Bras (Tese de doutorado). São Carlos: UFSCAR.
https://doi.org/10.1590/s1984-63982003000100010
Martins, A. F. (2018). Rastros de mudanças epistemológicas na área de português como língua adicional: O exame Celpe-Bras como mecanismo de políticas linguísticas. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(1), 223-243.
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31154
Mendel, K. (2017). A avaliação integrada de leitura e escrita no Exame Celpe-Bras (Trabalho de Conclusão de Curso). Porto Alegre: UFRGS.
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28568
Nagasawa, E. Y. (2016). Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras (Trabalho de Conclusão de Curso). Porto Alegre: UFRGS.
https://doi.org/10.17771/pucrio.escrita.26503
Nagasawa, E. Y. (2018). Português como língua adicional para fins específicos: Preparação ao exame Celpe-Bras (Dissertação de mestrado). Porto Alegre: UFRGS.
https://doi.org/10.17771/pucrio.escrita.26503
Nagasawa, E. Y., Mendel, K., Sirianni, G. R., & Schlatter, M. (no prelo) Proficiência em português como língua adicional: curso preparatório para o exame Celpe-Bras.
https://doi.org/10.17771/pucrio.escrita.26503
Nagasawa, E. Y. & Schoffen, J. R. (2016). Análises e estatísticas sobre a construção e a disponibilização pública do Acervo Celpe-Bras. Anais do Fórum da Faculdade Porto-Alegrense (pp. 131-144). Porto Alegre: FAPA.
Pileggi, M. G. S. (2015). Tarefas integradas nos exames de proficiência CELPE-BRAS e TOEFL iBT (Dissertação de mestrado). Campinas: UNICAMP.
Santos Junior, E. S. (2015). Descendo do salto: Uma análise sobre mal-entendidos na interação face a face do Celpe-Bras. Anais do ICCAL - International Congress of Critical Applied Linguistics (pp. 1106-1124). Londrina: UEL.
Scaramucci, M. (1995). O projeto Celpe-Bras no âmbito do Mercosul: Contribuições para uma definição de proficiência comunicativa. In J. C. Almeida Filho (Org.), Português para estrangeiros: Interface com o Espanhol. Campinas: Pontes.
Schlatter, M. (2014). Celpe-Bras: Avaliação, ensino e formação de professores de português como língua adicional.
Recuperado de http://www.ufrgs.br/acervocelpebras/um-pouco-de-historia.
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31154
Schlatter, M., Almeida, A. N., Fortes, M. S., & Schoffen, J. R. (2005). Avaliação de desempenho e os conceitos de validade, confiabilidade e efeito retroativo. In V. F. Nascimento, J. C. Naujorks, L. S. Rebello, D. S. Silva (Orgs.), A redação no contexto do vestibular: A avaliação em perspectiva. Porto Alegre: UFRGS.
Schneuwly, B. & Dolz, J. (2004). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras.
Schoffen, J. R. (2009). Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame Celpe-Bras (Tese de doutorado). Porto Alegre: UFRGS.
https://doi.org/10.1590/s1984-63982003000100010
Schoffen, J. R. & Martins, A. F. (2016). Políticas linguísticas e definição de parâmetros para o ensino de português como língua adicional: Perspectivas portuguesa e brasileira. ReVEL, 14(26), 271-306.
Schoffen, J. R. & Mendel, K. (2018). As especificações do exame Celpe-Bras e a descrição das tarefas da parte escrita: Convergências e divergências. Revista Domínios de Lingu@gem, 12(2), 1091-1122.
https://doi.org/10.14393/dl34-v12n2a2018-15
Schoffen, J. R., Nagasawa, E. Y., Sirianni, G. R., & Bárbara, M. P. (2017). Resgatando a história do exame Celpe-Bras: Desenvolvimento, disponibilização e estudos sobre o acervo de provas e documentos públicos do exame. Cadernos do IL, (55), 86-113.
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28577
Schoffen, J. R., Schlatter, M., Kunrath, S. P., Nagasawa, E. Y., Sirianni, G. R., Mendel, K., …, & Divino, L. S. (2018). Estudo descritivo das tarefas da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras: Edições 1998 a 2017. Porto Alegre: Instituto de Letras.
https://doi.org/10.14393/dl34-v12n2a2018-15
Silva, L. C. V. & Cunha, M. C. C. (2017). Análise das produções textuais no exame CELPE-BRAS: Subsídios para uma avaliação formativa da escrita. Revista do Gelne, 19(2), 114-129.
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2id12068
Sirianni, G. R. (2016). Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso Preparatório Celpe-Bras (Trabalho de Conclusão de Curso). Porto Alegre: UFRGS.
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28577
Spratt, M. (2005). Washback and the classroom: The implications for teaching and learning of studies of washback from exams. Language Teaching Research, 9(1), 5-29.
https://doi.org/10.1191/1362168805lr152oa
Tosatti, N. M. (2015). Avaliação de proficiência escrita por meio da produção de gêneros textuais: Uma análise do exame Celpe-Bras. ContraPonto, 5(8), 31-40.
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2id12068
Vieira, A. L. G. (2016). Curso online para a parte oral do Celpe-Bras: Contribuições da avaliação de proficiência para o ensino-aprendizagem de PLE (Dissertação de mestrado). Brasília: UnB.
https://doi.org/10.31692/2358-9728.iicointerpdvl.2015.00023
Virgulino, G. C. (2017). Uma análise retrospectiva do gênero do discurso e do suporte textual nas tarefas de produção escrita do Celpe-Bras (2006- 2016) (Trabalho de Conclusão de Curso). João Pessoa: UFPB.
https://doi.org/10.11606/d.8.2013.tde-26022014-151030
Vygotsky, L. (1991). A formação social da mente (4. ed.). São Paulo: Martins Fontes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.