A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28568Palabras clave:
exame Celpe-Bras, avaliação de proficiência, avaliação integrada, tarefas integradas, leitura e escrita.Resumen
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa, está em consonância com o construto teórico do Celpe-Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem. Este trabalho investiga de que modo o exame Celpe-Bras apresenta a avaliação integrada em seus documentos públicos, especificações e parâmetros de avaliação, além de discutir o modo como as tarefas analisadas avaliam leitura e escrita. Os resultados apontam para a necessidade de uma melhor descrição e operacionalização da avaliação integrada no exame Celpe-Bras, além de demonstrar a importância dos enunciados das tarefas para a integração das habilidades e ressaltar a complexidade da avaliação de compreensãonesse tipo de tarefa. As reflexões apresentadas podem contribuir para a descrição da avaliação de compreensão e produçãono exame Celpe-Bras e para o fomento de discussões sobre tarefas integradas.
Descargas
Citas
Bachman, Lyle. 2002. F. Some reflections on task-based language performance assessment. Language Testing, Londres, 19(4), p. 453-476.
Bachman, L. F. & Palmer, A. S. 1996. Language Testing in Practice. Oxford: Oxford University Press.
Bakhtin, Mikhail. 2003. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes.
Bouwer, R., Béguin, A., Sanders, T., & Bergh, H. 2015. Effect of genre on the generalizability of writing scores. Language Testing, 32(1), p. 83-100.
Brasil. (Em preparação). O exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras): referencial teórico, níveis de proficiência e impactos. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação (MEC).
Brasil. 2015. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Manual do Examinando do Exame Celpe-Bras. Brasília, DF.
Brasil. 2013. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Guia do Participante: Tarefas Comentadas que Compõem a Edição de abril de 2013 do Exame. Brasília, DF.
Brasil. 2011. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Manual do Examinando do Exame Celpe-Bras. Brasília, DF.
Chapelle, Carol A. 1999. Validity in language assessment. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, (19)1, p. 254-272.
Cumming, Alister. 2013. Assessing integrated writing tasks for academic purposes: Promises and perils. Language Assessment Quarterly, (10)1, p. 1-8.
Delaney, Yuli Asención. 2008. Investigating the reading-to-write construct. Journal of Englishfor Academic Purposes, 7, p. 140-150.
Dell’Isola, Regina Lúcia Péret. 2014. O gênero textual “carta do leitor” no exame Celpe-Bras. In: Dell’Isola, Regina Lúcia Péret (org.). O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes Editores. p. 151-165.
Douglas, Dan. 2000. Assessing Languages for Specific Purposes. Cambridge: Cambridge University Press. Gebril, Atta & Plakans, Lia. 2013. Toward a transparent construct of reading-to-write tasks: the relationship between discourse features and proficiency. Language Assessment Quarterly, 10(1), p. 9-27.
Gomes, Maíra da Silva. 2009. A complexidade de tarefas de leitura e produção escrita no exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Hughes, Arthur. 1989. Testing for language teachers. Cambridge: Cambridge University Press. Knoch, Ute; Sitajalabhorn, Woranon. 2013. A closer look at integrated writing tasks: Towards a more focused definition for assessment purposes. Assessing Writing, 18, p. 300-308.
Martins, Alexandre Ferreira. 2016. Direcionamentos para o Ensino de Português como Língua Adicional em Portugal e no Brasil: análise de propostas e reflexão para a definição de uma política linguística brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Mendel, Kaiane. 2017. A avaliação integrada de leitura e escrita no exame Celpe-Bras. Trabalho de Conclusão de Curso em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Mendel, Kaiane. 2016. Exame Celpe-Bras: uma análise das tarefas da Parte Escrita Trabalho apresentado como comunicação oral e pôster no XVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Nagasawa, Ellen Yurika & Schoffen, Juliana Roquele. 2016. Análises e estatísticas sobre a construção e a disponibilização pública do Acervo Celpe-Bras. Anais do Fórum da Faculdade Porto-Alegrense, Porto Alegre: Fórum FAPA. p. 131-144.
Pileggi, Maria Gabriela Silva. 2015. Tarefas integradas nos exames de proficiência CELPEBRAS e TOEFL iBT. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Universidade Estadual de Campinas.
Plakans, Lia. 2015. Integrated Second Language Writing Assessment: Why? What? How? Language and Linguistics Compass, 9(4), p. 159-167.
Plakans, Lia; Gebril, Atta. 2012. A close investigation into source use in integrated second language writing tasks. Assessing Writing, 17, p. 18-34.
Rio Grande do Sul. 2009. Secretaria de Estado da Educação. Departamento pedagógico (Org). Referencial Curricular Lições do Rio Grande: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Língua Portuguesa e Literatura e Língua Estrangeira Moderna. Porto Alegre. Vol. I.
Scaramucci, Matilde. 2016. A avaliação de habilidades integradas na Parte Escrita do Exame Celpe-Bras. In: Alvarez, M. L. O. & Gonçalves, L. (org.). O mundo do português e o português no mundo afora: especificidades, implicações e ações. Campinas: Pontes Editores. p. 391-425.
Scaramucci, Matilde. 2000. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas.
Scaramucci, Matilde. 1999. Celpe-Bras: um exame comunicativo. In: Cunha, MariaJandyra & Santos, Percília. Ensino e pesquisa em Português para Estrangeiros. Brasília: Editora da Universidade de Brasília.
Schlatter, Margarete. 2014. Celpe-Bras:avaliação, ensino e formação de professores de português como língua adicional. 2014. Disponível em:
acervocelpebras/um-pouco-de-historia>. Acesso em: 14 maio 2017.
Schlatter, Margarete. 1999. Celpe -Bras : Certificado de Língua Portuguesa para Estrangeiros -– Breve Histórico. In: Cunha, Maria Jandyra & Santos, Percília (orgs.).Ensino e pesquisa em português para estrangeiros. Brasília: Editora da UnB. p. 97-104.
Schlatter, Margarete, Scaramucci, Matilde V. R., Prati, Silvia, & Acuña, Leonor. 2009. Celpe-Bras e Celu: impactos da construção de parâmetros comuns de avaliação de proficiência em português e em espanhol. In: Fontana, Mónica Zoppi (org.). O português do Brasil como língua transnacional. Campinas: RG Editora.
Schlatter, Margarete, Almeida, Alexandre do Nascimento, Fortes, Melissa Santos, & Schoffen, Juliana Roquele. 2005. Avaliação de desempenho e os conceitos de validade, confiabilidade e efeito retroativo. In: Nascimento, Valdir Flores do, Naujorks, Jane da Costa, Rebello, Lúcia Sá, & Silva, Deborah Scopel (orgs.). A redação no contexto do vestibular 2005: a avaliação em perspectiva. Porto Alegre: UFRGS.
Schoffen, Juliana Roquele. 2009. Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame Celpe-Bras. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Schoffen, Juliana Roquele & Mendel, Kaiane. (Em preparação). As especificações do exame Celpe-Bras e a descrição das tarefas da Parte Escrita: convergências e divergências.
Schoffen, Juliana Roquele, Nagasawa, Ellen Yurika, Sirianni, Gabrielle Rodrigues, & Machado, Bárbara Petry. 2017. Resgatando a história do Exame Celpe-Bras: desenvolvimento, disponibilização e estudos sobre o acervo de provas e documentos públicos do exame. Cadernos do IL.
Schoffen, Juliana Roquele & Martins, Alexandre Ferreira. 2016. Políticas linguísticas e definição de parâmetros para o ensino de português como língua adicional: perspectivas portuguesa e brasileira. ReVEL, 14(26), p. 271-306.
Shin, Sun-Young & Ewert, Doreen. 2015. What accounts for integrated reading-to-write task scores? Language Testing, 32(2), p. 259-281.
Soleimani, H. & Mahdavipour, M. 2014. The effect of variations in integrated writing tasks and proficiency level on features of written discourse generated by Iranian EFL learners. The Journal of Teaching Language Skills (JTLS), 6(2). p. 131-159.
Weigle, Sara Cushing, Yang, WeiWei, & Montee, Megan. 2013. Exploring Reading Processes in an Academic Reading Test Using Short-Answer Questions. Language Assessment Quarterly, 10(1), p. 28-48.
Yu, Guoxing. 2013. From integrative to integrated language assessment: are we there yet? Language Assessment Quarterly, 10(1), p. 110-114.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.