Estado de conhecimento da pesquisa acadêmica sobre o aluno adulto da educação de jovens e adultos (2011-2014)

Fernanda de Brito Kulmann Conzatti, Tárcia Rita Davoglio

Resumo


Esta pesquisa bibliográfica objetivou construir o estado de conhecimento das produções acadêmicas realizadas com alunos adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponíveis no Banco de Teses da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), entre 2011 e 2014, visando responder a questão norteadora “O que as pesquisas têm revelado sobre o aluno adulto da Educação de Jovens e Adultos?”. Foram definidos os descritores “educação de jovens e adultos” e “adultos” para as buscas iniciais, filtradas pelo ano e aplicados critérios de inclusão a partir da leitura flutuante do material recuperado. O corpus textual selecionado, composto por 12 publicações, foi sistematizado por data da defesa, título, autor, palavras-chave e linha de pesquisa e categorizado por temáticas, originando uma categoria específica. A posterior análise de conteúdo apontou que a maioria do público adulto da EJA é proveniente do campo e periferia das cidades, com histórias de luta pela subsistência, dificuldades de acesso e permanência na escola, além de trabalhar durante a infância e a adolescência. A busca pela transformação e pela afirmação de seus direitos na sociedade mostrou ser um dos motivos que os impulsionam a retornar aos bancos escolares. Apesar das buscas limitadas a dois bancos de dados, constatamos por meio deste estudo que as pesquisas voltadas ao público adulto aluno da EJA ainda são reduzidas, demandando novas perspectivas que extrapolem o entendimento da EJA como uma modalidade compensatória de Educação.


Palavras-chave


estado de conhecimento; educação de jovens e adultos; aluno; adulto; banco de teses.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Cláudia Elizângela Barbosa dos Santos. Alunos idosos na EJA: a importância da família e dos grupos de convivência no processo de escolarização. 2012. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Petrópolis, 2012.

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. IBICT. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. BDTD. Disponível em: http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/biblioteca-digital-brasileira-de-teses-e-dissertacoesbdtd. Acesso em: 30 maio 2015.

CALDEIRA, Liliam Cristina. Da escolarização à reinvenção de si: os sentidos da aprendizagem para o aluno da EJA. 2011. 204f. Tese (Doutorado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2011.

CAMPOS, Jaqueline Dinorá Paiva de. Cartografia de vida no trabalho educativo com jovens e adultos: conversas-em-ação. 2014. 72f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

CARVALHO, Adenivan Mendes. Memória e identidade do aluno da EJA em relatos autobiográficos. 2014. 172f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2014.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Banco de Teses e Dissertações. Disponível em: http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses. Acesso em: 23 e 30 mar., 04, 05, 12 e 16 abr. 2015.

CORTES, Roberta Pereira Rodrigues Marini. Sentidos da educação de jovens e adultos na perspectiva do aluno idoso. 2012. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Petrópolis, 2012.

COURA, Isamara Graziela Martins. Entre medos e sonhos nunca é tarde para estudar: a terceira idade na Educação de Jovens e Adultos. ANPED, 16 p. In: Reunião Anual da ANPED, 31., 2008, Caxambu. Anais da ..., 2008.

DIAS, Fernanda Vasconcelos; CARMO, Helen Cristina do; OLIVEIRA, Heli Sabino de; SILVA, Jerry Adriani da; CRUZ, Neilton Castro da; GONZAGA, Yone Maria. Sujeitos de mudanças e mudanças de sujeitos: as especificidades do público da Educação de Jovens e Adultos. In: SOARES, Leôncio (Org.). Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

HADDAD; Sérgio (Coord.). Educação de Jovens e Adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEV/Inep/Comped, 2002.

______. Prefácio. In: SOARES, Leôncio (Org.). Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, INEP. Thesaurus Brasileiro da Educação. Disponível em: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1. Acesso em: 30 mar. 2015.

LARA, Pedro José de. Educação de Jovens e Adultos: perspectivas e evasão no município de Cáceres-MT. 2011. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Oeste Paulista, 2011.

MORAES, Roque. Análise de Conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Morosini ; Marília Costa; Fernandes , Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.

OLIVEIRA, Eliana de; ENS, Romilda Teodora; ANDRADE, Daniela B. S. Freire; MUSSIS, Carlo Ralph de. Análise de Conteúdo e pesquisa na área da educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 9, p. 11-27, maio/ago. 2003.

PEREIRA, Sheyla Aparecida. A construção da escrita por alunos adultos: análise de processos de ensino com base na Teoria Histórico Cultural do Desenvolvimento. 2012. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional de Blumenau, 2012.

Romanows ki, Joana Paulina; Ens , Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SILVA, Rafael Domingues da. Desvelando histórias de alunas (os) trabalhadoras (es) do pmea: indícios para construção de uma EJA democrática e dialógica. 2014. 211f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, 2014.

SOARES, Andréia Cristina da Silva. O Diurno na educação de jovens e adultos: quem são esses sujeitos? 2013. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013.

SOARES, Leôncio (Org.). Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

SOARES, Leôncio; SILVA, Fernanda Rodrigues; FERREIRA, Luiz Olavo Fonseca. A pesquisa em Educação de Jovens e Adultos: um olhar retrospectivo sobre a produção do período de 1998 a 2008. In: SOARES, Leôncio (Org.). Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.21385

>

e-ISSN: 2179-8435

*********************************

Avaliação do Qualis CAPES - 2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


Indexado em:
 

REDIB 

 *********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS