Entre o Bem e o Mal-Estar: a intensificação do trabalho docente no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

  • Carmem Lúcia Lascano Pinto Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Rosângela Irigaray Garcia de Goes Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Beatriz Katrein Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Cristhianny Bento Barreiro Instituto Federal Sul-rio-grandense

Resumo

O presente trabalho se insere dentro de uma das ações de um grupo de pesquisa voltado para o estudo da Formação Inicial e continuada de Professores, e relata parte de uma pesquisa visando o conhecimento sobre alguns indicadores de bem e de mal-estar docente no ambiente de trabalho. A pesquisa surgiu a partir da percepção de que alguns professores da Pós-graduação em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia expressavam certo descontentamento com situações presentes em seu cotidiano. Esses aspectos tem sido foco de inúmeros estudos e o conhecimento sobre eles denuncia a intensificação do trabalho docente, a partir de políticas governamentais de ajuste econômico e da cultura da produtividade que se instala a partir de parâmetros de avaliação do trabalho docente, repercutindo na vida pessoal e profissional dos professores. Na investigação adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa (BOGDAN e BIKLEN, 1994; MINAYO, 1994), e a partir de temas/problematizações optou-se por dinâmicas de grupo para o levantamento dos dados. Sua singularidade refere-se ao fato de trabalhar com professores da Pós-graduação, com condições de trabalho, teoricamente, privilegiadas e, no entanto, sofrendo com os tensionamentos que assolam a profissão docente na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Lascano Pinto, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Departamento de Ensino Superior - Coordenadoria de Formação Pedagógica

Rosângela Irigaray Garcia de Goes, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Instituto Federal Sul-rio-grandense - Especialização em Educação

Beatriz Katrein, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Departamento de Ensino - Coordenadoria de Supervisão Pedagógica

Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Departamento de Ensino Superior - Programa de Pós-graduação em Educação

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

Pinto, C. L. L., de Goes, R. I. G., Katrein, B., & Barreiro, C. B. (2013). Entre o Bem e o Mal-Estar: a intensificação do trabalho docente no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Educação Por Escrito, 4(1), 44–58. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/11219

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)