Sobre a Revista

Fundada em 2010, a revista eletrônica Educação por Escrito, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEDU/PUCRS), tem como objetivo a divulgação de investigações de Programas de Pós-Graduação em Educação e em áreas correlatas. Com isso, espera-se dar continuidade ao tenaz esforço de formar investigadores nas diversas comunidades que conformam nossa sociedade, gerando espaços para a socialização das pesquisas.

A revista tem como missão divulgar e fomentar a produção de conhecimentos em Ciências Humanas, Educação e Ensino, criando e incentivando publicações próprias e em parceria com outros centros de investigação e instituições, nacionais e estrangeiros. Com tal escopo, a revista visa a publicar contribuições científicas inéditas e originais, preferencialmente com base em trabalhos de pesquisa, na forma de artigos, artigos especiais (de autores convidados para composição de volumes extraordinários e/ou dossiês temáticos) resenhas, traduções e entrevistas. As colaborações devem atender aos critérios próprios a uma publicação acadêmica. A revista não se responsabiliza por opiniões, informações e/ou conceitos apresentados nos textos publicados, cujo conteúdo, neste sentido, é de total responsabilidade de seus autores.

Os textos submetidos são avaliados formalmente, em primeiro lugar, pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadrarem no escopo da Revista, que não cumprirem requisitos mandatórios ou que não forem adequados dentro do prazo estabelecido serão arquivados.

Uma vez constatada a admissibilidade da submissão, inicia-se o processo de avaliação duplo-cego. São solicitados dois pareceres de avaliadores independentes, voluntários e especializados na temática do texto submetido, os quais servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. Os pareceristas poderão requerer alterações nos textos avaliados, recomendar a publicação ou opinar pela sua rejeição. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento, pelos autores, das eventuais alterações requeridas pelos pareceristas. No processo de avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a adequação à linha temática da revista. O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas. Em caso de controvérsia entre os pareceres avaliativos, o texto será encaminhado a um terceiro avaliador. Persistindo a controvérsia, o texto será avaliado pela comissão editorial, podendo ser decidido pelo editor. Todos os autores receberão cópias dos pareceres de seus artigos, com os comentários dos pareceristas e, eventualmente, da Comissão Editorial e/ou dos editores da revista. O tempo estimado para os processos de avaliação e publicação é, em média, de seis meses a um ano, podendo variar conforme o fluxo de submissões.

Dos pareceristas, espera-se que sejam objetivos, criteriosos e éticos em sua avaliação. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos, devem contatar os editores. Espera-se que atuem buscando qualificar a construção de conhecimento, em benefício do crescimento dos autores, inclusive indicando referências relevantes para o aprimoramento dos trabalhos, quando necessário.

O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

A revista é publicada em fluxo contínuo.

Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Autoria

Os autores são titulares originários e serão responsáveis pela originalidade e autoria de sua criação, não sendo a editora penalizada, civil ou criminalmente, por eventual plágio ou conteúdo inadequado.

Ineditismo e originalidade

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista.

Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Correção de erros e retratações

Os autores devem se comprometer com a casa publicadora, entregando o texto com linguagem adequada e apta à publicação. É necessário, no entanto, notificar o editor se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata.

Sigilo

O texto enviado para avaliação é um documento e será protegido de qualquer forma de exploração.

Dados de catalogação

Ficha catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS.

Política de taxas para submissão de artigos e Taxas para Processamento de Artigos (APCs)

Este periódico não cobra taxas para publicação.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq, identificando primeiro e segundo níveis

• Área principal: Ensino
  • Qualis: A4