v. 54 n. 2 (2019)

Vera Wannmacher Pereira 

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.


Fernanda Leopoldina Viana 

Universidade do Minho, Braga, Portugal


José Morais 

Universidade Livre de Bruxelas, Bruxelas, Bélgica

Organizadores

Publicado: 2019-11-06

Editorial

  • Processamento da leitura: decodificação e compreensão

    Vera Wannmacher Pereira, Fernanda Leopoldina Viana, José Morais
    108-111
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.34946

Processamento da decodificação e da compreensão da leitura:

  • O processo verbal ler e o seu processamento numa perspetiva psicolinguística

    Maria da Graça Pinto
    112-121
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.34473
  • Precisamos de mais de 50.000 palavras no léxico ortográfico para ler?

    Leonor Scliar-Cabral
    122-131
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.34510
  • Pistas dos processos de decodificação que levam à compreensão da leitura

    Alessandra Pereira Gomes Machado, Raquel Meister Ko. Freitag
    132-145
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32509
  • Instrumento de Avaliação da Fluência de Leitura Textual: da decodificação à compreensão de leitura

    Fabiane Puntel Basso, Luciane Rosa Piccolo, Camila Schorr Miná, Jerusa Fumagalli de Salles
    146-153
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32519
  • A leitura: dos microprocessos aos macroprocessos, uma relação complementar

    Nakita Ani Guckert Marquez, Juliane Dutra da Rosa Silvano
    154-161
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32364
  • Leitura como um subsistema adaptativo complexo

    Antenor Teixeira de Almeida Júnior, Ana Cristina Pelosi, Robson Moura Bessa
    162-171
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32533
  • Leitura e escrita no ensino superior: reconstruindo caminhos para as “literacias acadêmicas”

    Dulce Helena Melão
    172-180
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32505
  • A desambiguação lexical durante a compreensão leitora em inglês como língua estrangeira

    Adriana Blanco Riess, Rosângela Gabriel
    181-190
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32529
  • Concepções docentes sobre os fatores e processos que envolvem a compreensão leitora

    Terezinha das Graças Laguardia Oliveira, Magaly Quintana Pouzo Minatel, Sandra Regina Kirchner Guimarães
    191-201
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32521
  • Compreensão de texto argumentativo em crianças

    Denise Dias Almeida, Alina Galvão Spinillo, Ilka Dayanne Medrado Lima
    202-210
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32158
  • Desenvolvimento da compreensão de leitura: o papel decisivo da instrução focada nas diferenças individuais

    Helena Vellinho Corso, Évelin Assis, Débora Mayer Nunes, Jerusa Fumagalli de Salles
    211-220
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32445
  • Escrita: tecer e esculpir o texto

    Luís Barbeiro
    221-230
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32354
  • Peace: Prova de Escrita para Avaliação e Análise de Competências de Escrita – contributos para o desenvolvimento da primeira versão do instrumento

    Dina Caetano Alves, Ana Rita Carvoeiro
    231-242
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32526
  • Consciência linguística no Ensino Fundamental: um estudo com foco no uso de estratégias de leitura

    Danielle Baretta, Thaís Vargas dos Santos, Caroline Bernardes Borges
    243-252
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32532
  • Le développement de la conscience phonologique au Cours Préparatoire dans deux contextes différents d’enseignement

    Fabiane Puntel Basso
    253-262
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32458
  • Working memory, metacognition and foreign language reading comprehension: a bibliographical review

    Sidnei Werner Woelfer, Lêda Maria Braga Tomitch, Leonilda Procailo
    263-273
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32314
  • Relação entre consciência fonológica e compreensão leitora em crianças: revisão sistemática de pesquisas brasileiras

    Jordana Taís Konrad, Aline Lorandi
    274-283
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32525
  • Os efeitos do ensino de estratégias cognitivas, metacognitivas e de navegação para a leitura hipertextual em LI: um estudo de caso

    Fernanda Franco Tiraboschi, Francisco José Quaresma de Figueiredo
    284-295
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32392