O processo verbal ler e o seu processamento numa perspetiva psicolinguística
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.34473Palavras-chave:
Psicolinguística. Problematização. Processos verbais. Ler.Resumo
Traduz este texto a preocupação de fazer chegar ao leitor uma abordagem aos processos verbais – ouvir, falar, ler e escrever – em que ressalte a sua complementaridade e não simplesmente a especificidade de cada um. Para o efeito, advoga-se que a sua análise radique em uma perspetiva, preferencialmente psicolinguística, que explique o que se passa no plano do processamento desses processos, com o intuito de descobrir nesse percurso, que deve ir até à sua raiz, o que realmente os caracteriza. Conquanto os quatro processos sejam todos convocados nos momentos achados oportunos, dois deles receberam uma atenção especial: ouvir e ler. Explica-se esta escolha por serem ambos próximos em muitos aspetos, sobretudo em alguns que ocultam injustamente o seu árduo labor latente, injustiça que se tentou combater ao longo do texto. Ao processo ler conferiu-se uma especial atenção à medida que a escrita a ia solicitando e não somente por força de qualquer intenção prévia. Estiveram, contudo, sempre por perto os restantes processos, porque contribuem, em graus naturalmente distintos, para a instalação e posterior desenvolvimento da leitura. O objetivo principal deste texto reside em incentivar uma problematização firmada na Psicolinguística de qualquer temática inerente ao seu campo de ação.
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