Concepções docentes sobre os fatores e processos que envolvem a compreensão leitora
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32521Palavras-chave:
Ensino da compreensão leitora. Prática docente. Habilidades linguístico-cognitivas.Resumo
Foram investigadas as concepções que subjazem as práticas docentes utilizadas para desenvolver a competência leitora, por meio de questionário aplicado a 15 professores (4º ano do Ensino Fundamental), de 10 escolas (Curitiba-PR). Questões com base nas dimensões social, linguística e cognitiva da leitura, e nos fatores necessários à compreensão (texto, leitor e contexto), foram formuladas. As respostas obtidas revelaram pouca clareza quanto aos conteúdos e conceitos relativos à dimensão cognitiva da leitura, o que, em tese, limita a utilização de efetivas propostas de ensino da compreensão leitora. O relato dos encaminhamentos pedagógicos mostra uma centralidade nas informações explícitas nos textos, indicando fragilidade na promoção de habilidades que podem facilitar a compreensão inferencial e a leitura crítica. Fundamentandose na análise da operacionalização do ensino da leitura, conclui-se pela necessidade de reformulação das propostas pedagógicas de forma a promover a capacidade de reflexão e de controle deliberado do leitor na construção da sua compreensão.
Downloads
Referências
ALÉGRIA, Jésus; LEYBAERT Jacqueline; MOUSTY, Phillipe. Aquisição da leitura e distúrbios associados: avaliação, tratamento e teoria. In: GRÉGOIRE, Jacques; PIÉRART, Bernadette (org.). Avaliação dos problemas de leitura: os novos modelos teóricos e suas implicações
diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 105-124.
BLANK, Soraia Cristina. A influência da organização textual na compreensão leitora. Pensares em Revista, São Gonçalo, n. 2, p. 58-68, jan./jun. 2013. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/7603/5482. Acesso em: 10/03/ 2017. https://doi.org/10.12957/pr.2013.7603
COLTHEART, Max. Modelando a leitura: a abordagem da dupla rota. In: SLOWLING, Margaret J.; HULME, Charles. A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 24-41.
GIASSOM, Jocelyne. A compreensão na leitura. Lisboa: Asa Edições, 1993.
INSTITUTO PAULO MONTENEGRO; AÇÃO EDUCATIVA. Indicador de Alfabetismo Funcional – INAF: estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho. São Paulo: IPM, 2016. Disponível em: http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2016/09/INAFEstudosEspeciais_2016_Letramento_e_Mundo_do_Trabalho.pdf. Acesso em: 15 out. 2018.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000.
MARCUSCHI, Luiz. Antônio. Produção textual e análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.
MORAIS, Jose; LEITE, Isabel; KOLINSKY, Régine. Entre a pré-leitura e a leitura hábil: condições e patamares da aprendizagem. In: MALUF, Maria Regina; CARDOSOMARTINS, Cláudia (org.). Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 138-154.
NAGY, William E.; SCOTT, Judith A. Vocabulary processes. In: KAMIL, M. et al. (ed.). Handbook of reading research. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. v. 3, p. 269-284.
NUNES, Terezinha Nunes; BRYANT, Peter. Leitura e ortografia: além dos primeiros passos. Porto Alegre: Penso, 2014.
OAKHILL, Jane; CAIN, Kate; ELBRO, Carsten. Compreensão da leitura: teoria e prática. Tradução Adail Sobral. São Paulo: Hogrefe CETEPP, 2017.
PEREIRA, Vera Wannmacher. A compreensão leitora no ensino fundamental: situação, apoio teórico e encaminhamento pedagógico. Revista de Estudos Legislativos, Porto Alegre, ano 9, n. 9, p. 39-56, 2015. Disponível em: http://submissoes.al.rs.gov.br/index.php/estudos_legislativos/article/download/182/pdf. Acesso em: 10 out. 2018.
PEREIRA, Vera Wannmacher; FLÔRES, Onici Claro. Ensino da leitura: compreensão e traços linguísticos do texto. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2., 2012, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 2, p. 1-10. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_300.pdf. Acesso em: 14 out. 2018.
PERFETTI, Charles A.; LANDI, Nicole; OAKHIL Jane. A aquisição da habilidade de compreensão da Leitura. In: SLOWLING, Margaret J.; HULME, Charles. A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 245-265.
PINHEIRO, Ângela Maria V. Frequency of occurrence of words in textbooks exposed to Brazilian children in the early years of elementary school. [S. l.: s. n.], 2015.
RICHE, Rosa Maria Cuba. Texto e ilustrações: a produção de sentidos na leitura. In: SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS E PROPOSTAS – A ESCOLA E SEUS SENTIDOS, 9., 2014, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.cap.uerj.br/site/images/trabalhos_espacos_de_dialogos/34-Riche.pdf. Acesso em: 23 out. 2018.
SCHWARZBOLD, Caroline. Desenvolver a competência leitora: desafio do professor do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/letras-pos/especializacao/files/2012/02/Desenvolver-a-compet%C3%AAncia-leitora-desafio-aoprofessor.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.
SILVA, Joice Ribeiro Machado da; SOUZA, Renata Junqueira de. O ensino das estratégias de compreensão leitora: uma proposta com livros de literatura infantil. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 192-205, mai./ago. 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/108629. Acesso em: 11 out. 2019. https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3783
SOARES, Adriana Benevides; EMMERICK, Thamires de Abreu. Compreensão de textos: processos e modelos. In: MOTA, Marcia Maria Peruzzi Elia da; SPINILLO, Alina. Compreensão de textos: processos e modelos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUSA, Luciene Bender de; GABRIEL, Rosângela. Aprendendo palavras através da leitura. Revista Linguagem & Ensino, Santa Cruz do Sul, v. 16, n. 1, jan./jun. 2013. Disponível em: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/793/0. Acesso em: 12 out. 2018.
SOUSA, Otília Costa e. Textos e contextos: leitura, escrita e cultura letrada. Porto: Formalpress, 2015.
SPINILLO, Alina Gaçvão. A dimensão social, linguística e cognitiva da compreensão de textos: considerações teóricas e aplicadas. In: MOTA, Márcia Pieruzzi E. da; SPINILLO, Alina Galvão (org.). Compreensão de textos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013a. p. 171-198.
SPINILLO. Alina Galvão. Alfabetização e consciência metalinguística: da leitura da palavra a leitura do texto. In: MALUF, Maria Regina; CARDOSO-MARTINS, Cláudia. (org.). Alfabetização no Século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Porto Alegre: Penso, 2013b. p. 138-154.
VIANA, Fernanda Leopoldina et al. O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica: um programa de intervenção para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Coimbra: Edições Almedina, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Letras de Hoje

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.