Processo de participação coletiva na internet: uma ética para o ciberespaço
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2015.1.20144Palabras clave:
Ética. Comunicação. Marco Civil da Internet. Cibercultura.Resumen
Este ensaio tem como objetivo problematizar o papel da internet como agente de difusão de informação, ferramenta produtora de conhecimento e cultura. Os processos participativos em rede, as comunidades virtuais, colocam em evidência as tensões entre um antigo modelo calcado em estruturas de poderes centralizados, e a emergência de uma ordem dispersiva e fragmentária na dinâmica social. É nesse contexto que surgem as polêmicas em torno do Marco Civil da Internet, nosso objeto de estudo. A instauração do Marco Civil, deu lugar à concepção e busca de regulação da internet como patrimônio coletivo. Nosso objetivo é analisar o Marco Civil, no quadro das politicas de promoção do acesso à internet, através de um diálogo entre comunicação, ética e filosofia, questionando seus princípios fundamentais quanto ao pluralismo e a diversidade cultural, a fim de produzir uma reflexão fundamentada sobre os eixos reguladores deste projeto de Lei.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. Ética Nicomaquea – Ética Eudemia. Madri: Gredos, 1998.
______. Ética a Nicômaco. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985.
______. Política. Brasília: UMB, 1997.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização as consequência humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
CORTINA, Adela. Construir confiança: ética da empresa na sociedade da informação e das comunicações. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
HANS, Jonas. O princípio da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Editora Puc Rio, 2006.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo: Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
DA SILVA MARTINS, Jasson. Ética política e direitos: inflexões filosóficas. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2008.
LIPOVETSKY, Gilles. El crepúsculo del deber: la ética indolora de los nuevos tiempos democráticos, Barcelona: Editorial Anagrama, 1994.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Dialéctica de la ilustración: fragmentos filosóficos. Madrid: Editorial Trotta, 1998.
ZINANI, Carlos Eduardo. Notas sobre o conceito de função em Aristóteles. In: MARTINS, Jasson da Silva (Org.). Ética, política e direito: inflexões filosóficas. Coletânea. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2008.
VAN HOOFT, Stan. Ética da virtude. Tradução de Fábio Creder. Petrópolis: Vozes, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS