Filosofia, estética e arte: ensaio sobre transgressão e censura

Autores

  • Fabio Pezzi Parode PPGC/UFS
  • Maximiliano Zapata PPGFILO/PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2018.2.31295

Palavras-chave:

queermuseu, redes sociais, arte, semiótica, iconoclastia

Resumo

Este artigo, de forma interdisciplinar, tem como propósito questionar e refletir sobre a construção do discurso e do sentido no campo da arte, focando na questão da transgressão e da censura. Busca construir um entendimento a partir de conhecimentos de filosofia, de estética e da arte, trazendo também um aporte da semiótica. O fato da exposição de arte Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira, ter sido censurada, evidenciou uma tendência iconoclasta no campo da cultura. Outros acontecimentos de censura se seguiram levando-nos a questionar este processo. A temática da transgressão e da normatização, identificada aqui particularmente pela expressão do corpo em sua nudez e erotismo, tabu do sexo, corrobora com a compreensão histórica de um processo entre rupturas e censuras, resultando no tensionamento e construção de um campo simbólico em devir. Teoricamente nos pautamos em estudos filosóficos pós estruturalistas, de onde definimos a estética e a critica da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. Théorie esthétique. Paris : Klincksieck, 1995.

ADORNO, T. HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 1998.

CARDOSO, R. H. Conceitos onto-políticos no pensamento de Gilles Dleuze: « minoria » como « devir-minoritário ». Revista de Ciências Sociais – Política e Trabalho. Ed. XV. <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/6428/19774> acesso 26.06.18.

CAUQUELIN, A. Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DEBORD, G. La société du spetacle. Paris : Gallimard, 1992.

DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. Trad. de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, G. L´anti-édipe. Paris: Gallimard, 1972.

FOUCAULT, M., Surveiller et punir, Gallimard, Paris, 1975.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo : 1996.

FOUCAULT, M. A sociedade disciplinar em crise (1978). In: Ditos e escritos IV: estratégia, poder-saber. Org. Manoel Barros da Mota. Trad. Vera Lúcia A. Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003, p. 268.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

LYOTARD, J-F. O inumano: considerações sobre o tempo. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.

Downloads

Publicado

2018-10-05

Como Citar

Parode, F. P., & Zapata, M. (2018). Filosofia, estética e arte: ensaio sobre transgressão e censura. Veritas (Porto Alegre), 63(2), 575–594. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2018.2.31295