Explicando a racionalidade com atribuições de conhecimento-como
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2015.3.24271Palavras-chave:
Regresso das razões. Racionalidade. Saber-como.Resumo
Na primeira parte deste estudo, defendemos que a afirmação de que um sujeito S crê que ϕ com base em boas razões não pode ser o único tipo de explicação para o fato de que S racionalmente crê que ϕ. Explicar atribuições de racionalidade somente por meio da noção de uma crença baseada em boas razões gera uma versão do problema do regresso das razões. Na segunda parte, apresentamos uma hipótese de acordo com a qual algumas crenças são racionalmente mantidas por um sujeito S em virtude do fato de que S sabe como produzir boas razões para sustentá-las. Na terceira parte, oferecemos razões para aceitar a hipótese relevante e argumentamos que ela é superior a teorias fundacionistas e coerentistas ao explicar a verdade de algumas atribuições de racionalidade. Na última parte do artigo, tratamos do problema do regresso das razões e esboçamos uma solução para tal problema, a partir de nossa hipótese.
Downloads
Referências
ALTER, T. Know-How, Ability, and the Ability Hypothesis. In: Theoria, 67:3 (2001), p. 229-239. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1755-2567.2001.tb00205.x
ARMSTRONG, D. M. Belief, Truth and Knowledge. London: Cambridge University Press, 1973. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511570827
______. Dispositions Are Causes. In: Analysis, 30:1 (1969), p. 23-26. DOI: https://doi.org/10.1093/analys/30.1.23
AUDI, R. Dispositional Beliefs and Dispositions to Believe. In: Noûs, 28:4 (1994), p. 419-434. DOI: https://doi.org/10.2307/2215473
______. The Structure of Justification. New York: Cambridge University Press, 1993.
BALCERAK JACKSON, M.; BALCERACK JACKSON, B. Reasoning as a Source of Justification. In: Philosophical Studies, 164:1 (2013), p. 113-126. DOI: https://doi.org/10.1007/s11098-013-0098-6
BONJOUR, L. A Version of Internalist Foundationalism. In: BONJOUR, L.; SOSA, E. Epistemic Justification: Internalism vs. Externalism, Foundations vs. Virtues. Oxford: Blackwell Publishing, 2003. p. 5-96.
FUMERTON, R. Metaepistemology and Skepticism. Lanham MA: Rowman & Littlefield, 1995.
GINET, C. Infinitism is not the Solution to the Regress Problem. In: STEUP, M.; SOSA, E. (eds.). Contemporary Debates in Epistemology. Malden MA: Blackwell Publishing, 2005. p. 140-148.
GOLDMAN, A. Epistemology and the Psychology of Belief. In: The Monist, 61:4 (1978), p. 525-535. DOI: https://doi.org/10.5840/monist197861442
______. What is Justified Belief? In: PAPPAS, G. (ed.). Justification and Knowledge. Dordrecht: D. Reidel, 1979. p. 1- 5. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-009-9493-5_1
HUMELHART, David. Schemata: The Building Blocks of Cognition. Theoretical Issues in Reading Comprehension. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1980.
KLEIN, P. Human Knowledge and the Infinite Progress of Reasoning. In: Philosophical Studies, 134:1 (2007), p. 1-17. DOI: https://doi.org/10.1007/s11098-006-9012-9
______. Infinitism is the Solution to the Regress Problem. In: STEUP, M.; SOSA, E. (eds.). Contemporary Debates in Epistemology. Malden MA: Blackwell Publishing, 2005. p. 131-139.
LEITGEB, H. Inference on the Low Level: An Investigation into Deduction, Nonmonotonic Reasoning, and the Philosophy of Cognition. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-2806-9
LEWIS, D. What Experience Teaches. In: LYCAN, W. G. (ed.). Mind and Cognition: An Anthology. Malden MA: Blackwell Publishing, 1990, p. 29-57.
MARCUS, R. B. Some Revisionary Proposals about Belief and Believing. In: Philosophical and Phenomenological Research, 50 (1990), p. 132-153. DOI: https://doi.org/10.2307/2108036
NETA, R. The Basing Relation. In: BERNECKER, S.; PRITCHARD, D. (eds.). The Routledge Companion to Epistemology. New York: Routledge, 2011. p. 109-118.
OLSSON, E. J. Against Coherence. New York: Oxford University Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1093/0199279993.001.0001
POLLOCK, J.; CRUZ, J. Contemporary Theories of Knowledge. Lanham MA: Rowman & Littlefield, 21999.
PUTNAM, H. The Nature of Mental States. In: PUTNAM, H. Mind, Language, and Reality. Cambridge: Cambridge University Press, 1975. p. 429-440. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511625251.023
RYLE, G. Knowing How and Knowing That. In: Proceedings of the Aristotelian Society, 46 (1945-1946), p. 1-16. DOI: https://doi.org/10.1093/aristotelian/46.1.1
SELLARS, W. Empiricism and the Philosophy of Mind. In: SELLARS, W. Science, Perception, and Reality. Atascadero, CA: Ridgeview Publishing Co., 1963. p. 253-329.
SHOGENJI, T. Justification by Coherence from Scratch. In: Philosophical Studies, 125:3 (2005), p. 305-325. DOI: https://doi.org/10.1007/s11098-005-7775-z
SOSA, E. Beyond Internal Foundations to External Virtues. In: BONJOUR, L.; SOSA, E. Epistemic Justification: Internalism vs. Externalism, Foundations vs. Virtues. Oxford: Blackwell Publishing, 2003. p. 99-170.
______. The Raft and the Pyramid: Coherence versus Foundations in the Theory of Knowledge. In: Midwest Studies in Philosophy, 5 (1980), p. 3-26. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1475-4975.1980.tb00394.x
STANLEY, J.; WILLIAMSON, T. Knowing How. In: The Journal of Philosophy, 98:8 (2001), p. 411-444. DOI: https://doi.org/10.2307/2678403
TURRI, J. Infinitism, Finitude and Normativity. In: Philosophical Studies, 163:3 (2013), p. 791-795. DOI: https://doi.org/10.1007/s11098-011-9846-7
______. On the Relationship between Propositional and Doxastic Justification. In: Philosophy and Phenomenological Research, 80:2 (2010), p. 312-326. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1933-1592.2010.00331.x
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS