Processos formativos litúrgico-musicais durante a pandemia da COVID-19

Uma pesquisa com comunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2021.1.41036

Palavras-chave:

Música litúrgica, Formação, Pesquisa, Hinário

Resumo

A música é parte integrante da ação litúrgica (SC, 112). A partir deste pressuposto, a questão formativa também é relevante, pois, para que haja adesão à fé, ao compromisso e à participação, é necessário pensar no processo formativo. Neste artigo é apresentado um relato de experiência sobre o processo de continuidade em meio à pandemia pelo COVID-19 do Setor de Música Litúrgica da Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Porto Alegre. São apresentados dados sobre uma pesquisa realizada com as comunidades através de questionário online. A pesquisa foi feita como parte do processo de renovação do repertório litúrgico, na construção de um novo hinário. O delineamento de estratégias e a comunicação mais próxima com os músicos litúrgicos possibilitam a construção de uma identidade litúrgico musical na Arquidiocese de Porto Alegre, respeitando a sua história e apontando novos caminhos.

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Biografia do Autor

Michelle A. Girardi Lorenzetti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora e mestra em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; especialista em Música Ritual na Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP), em Campo Limpo Paulista, SP, Brasil. Pós-doutoranda em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Dossiê - Liturgia