Teologia, pluralismo e alteridade ecumênica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6736.2018.1.30683Palabras clave:
Alteridade. Pluralismo. Teologia ecumênica. MísticaResumen
O texto apresenta os resultados de pesquisa sobre aspectos teológicos do pluralismo com destaque para o tema da alteridade, levando em conta o dado crítico de que as aberturas fundamentais para o “outro” precisam considerar efetivamente os diferenciais de poder que marcam as relações sociais e políticas.
Metodologicamente, foram dados os seguintes passos: (i) análise da necessidade de identificação das dimensões de alteridade a partir da explicitação dos diferenciais de poder que marcam os processos de interculturalidade e as diferentes relações, inclusive inter-religiosas, (ii) explicitação da noção
bíblica de alteridade a partir das relações básicas da antropologia teológica que constituem o ser como humano, (iii) indicação da abertura ao diálogo e a prática interativa que a visão trinitária da fé cristã oferece, inclusive para práticas sociais democráticas e participativas e visões eclesiais marcadas pela
comunhão, e (iv) uma identificação do valor de uma mística de alteridade que reforce perspectivas utópicas e doadoras de sentido para os grupos sociais.
Descargas
Citas
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. A Pneumatologia como possibilidade de diálogo e missão universais. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). Diálogo de Pássaros: nos caminhos do diálogo interreligioso. São Paulo: Paulinas, 1993, p. 111-121.
BINGEMER, Maria Clara Lucchetti (Org.). Violência e religião: Cristianismo, Islamismo, Judaísmo – três religiões em confronto e diálogo. São Paulo: Loyola/PUC-Rio, 2001.
BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. Faces e interfaces da sacralidade em um mundo secularizado. In: LIMA, Degislando; TRUDEL, Jacques (Org.). Teologia em Diálogo. São Paulo: Paulinas, 2002. p. 285-332.
BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. A Argila e o Espírito: ensaios sobre ética, mística e poética. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
BOFF, Leonardo. A Trindade, a sociedade e a libertação. Petrópolis: Vozes, 1986.
BOFF, Leonardo. A Santíssima Trindade é a melhor comunidade. Petrópolis: Vozes, 1988.
BUBER, Martin. Sobre comunidade. São Paulo: Perspectiva, 1987.
FORNET-BETANCOURT, Raúl. Religião e interculturalidade. São Leopoldo: Nova Harmonia & Sinodal, 2007.
GLEISER, Marcelo. O Fim da Terra e do Céu: o Apocalipse na Ciência e na Religião. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
IDÍGORAS, José Luis. Vocabulário teológico para a América Latina. São Paulo: Paulinas, 1983.
LÉVINAS, Emmanuel. De Deus que vem à ideia. Petrópolis: Vozes, 2002.
MURARO, Rose Marie; BOFF, Leonardo. Feminino e masculino: uma nova consciência para o encontro das diferenças. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.
PUI-LAN, Kwok. Globalização, gênero e construção da paz: o futuro do diálogo interfé. São Paulo: Paulus, 2015.
SCHWANTES, Milton. Projetos de esperança: meditações sobre Gênesis 1-11. Petrópolis: Vozes; CEDI, 1989.
TEIXEIRA, Faustino. O Fundamentalismo em tempos de pluralismo religioso. In: MOREIRA, Alberto da Silva; DIAS DE OLIVEIRA, Irene (Org.). O Futuro da Religião na Sociedade Global. São Paulo: Paulinas/UCG, 2008.
VIGIL, José Maria. Teologia do Pluralismo Religioso: para uma releitura pluralista do Cristianismo. São Paulo: Paulus, 2006.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor
El envío de originales a Teocomunicação implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación. Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen al autor, siendo los derechos de la revista sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones, indicando claramente la Teocomunicación como medio de la publicación original.
Licencia Creative Commons
Salvo que se especifique lo contrario, los términos de una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International se aplican al material publicado en esta revista, lo que permite el uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente la publicación original.