O delicado casamento entre a fé e a religião
Um balanço histórico-teológico da distinção crítica da relação fé e religião
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2021.1.37719Palavras-chave:
Fé e religião, Secularização, Cristianismo, ArreligiosoResumo
A pesquisa está centrada na tarefa de revisitar um quadro referencial teológico de certa importância no contexto europeu e estadunidense do século 20, que ficou conhecida como Teologia Dialética, e que encontrou eco em diferentes e importantes círculos teológicos, católicos e protestantes, para extrair dele um fio condutor do debate, que é a relação entre a fé e a religião. Metodologicamente, optou-se pelo foco nos processos em que tal relação foi tematizada e aprofundada pelos renomados teólogos protestantes Karl Barth e Dietrich Bonhoeffer, seguidos, em segundo plano, de Friedrich Gogarten, Thomas Altizer, William Hamilton e Harvey Cox. Entre os resultados da pesquisa, o trabalho oferece uma síntese dos aspectos cruciais da distinção crítica entre a fé a e religião, como por exemplo realçar a parcialidade da religião e a integralidade da fé, e de alguns conceitos-chaves que marcaram os processos de reflexão teológica sobre a secularização, especialmente a noção de cristianismo arreligioso.
Downloads
Referências
BARCALA, Martin. Cristianismo arreligioso: uma introdução à cristologia de Dietrich Bonhoeffer. São Paulo: Arte Editorial, 2010.
BARTH, Karl. Church Dogmatics. Edinburgh: T. & T. Clark, 1956. (v. IV, n. 1).
BARTH, Karl. Church Dogmatics. Edinburgh: T. & T. Clark, 1958. (v. IV, n. 2).
BARTH, Karl. Church Dogmatics. Edinburgh: T. & T Clark, 1961. (v. IV, n. 3).
BARTH, Karl. Dádiva e Louvor: artigos selecionados de Karl Barth. São Leopoldo: Sinodal, 1986.
BARTH, Karl. Introdução à Teologia Evangélica. São Leopoldo: Sinodal, 1989.
BONHOEFFER, Dietrich. Resistência e Submissão. São Leopoldo: Sinodal, 2003.
BRUNNER, Emil. O Equívoco sobre a Igreja. São Paulo: Novo Século, 2000.
BRUNNER, Emil. Teologia da Crise. São Paulo: Novo Século, 2000.
GIBELLINI, Rosino. A Teologia do Século XX. São Paulo: Loyola, 1998.
HIGUET, Etienne (org.). Teologia e modernidade. São Paulo: Fonte Editorial, 2005.
MACKINTOSH, Hugh R. Teologia Moderna de Schleiermacher a Bultmann. São Paulo: Novo Século, 2004.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira. “Igreja como comunidade profética: uma visão evangélica”. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 37, n. 1, p. 62-72, 1997.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira. A provisoriedade da Igreja: uma contribuição teológica de Karl Barth. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 8, p. 443-470, 1998.
RODRIGUES, Adriani Milli. A crítica teológica da religião: um estudo comparativo da crítica da religião nas teologias de Karl Barth e Dietrich Bonhoeffer. 2009. Dissertação [Mestrado em Teologia] – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
TADEU, José Batista; SILVA, Emerson. Religião e cultura urbana na Teologia da Secularização de Harvey Cox. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP, Recife, v. 7, n. 2, p. 168-186, jul./dez., 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Teocomunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.