Parábola e empatia nos ensinamentos de Jesus

aportes de Edith Stein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2024.1.46312

Palavras-chave:

Jesus, Parábolas, Empatia, Formação, Edith Stein

Resumo

Para além de ensinar sobre o Reino de Deus, as parábolas narradas por Jesus nos Evangelhos inauguram uma metodologia de ensino totalmente nova na literatura bíblica. As parábolas são, também, ensinamentos que pregam a Boa Nova do Reino e são baseadas nos acontecimentos do dia a dia, levando os ouvintes a refletirem sobre suas atitudes cotidianas. As palavras de Jesus tratam de fé, confiança, responsabilidade, amor e atitudes empáticas, tópicos fundamentais para o acolhimento e a relação com os outros. Ao combinar os ensinamentos de Jesus, por meio das parábolas, com os escritos da filósofa alemã Edith Stein (1891-1942) acerca dos temas da educação e da empatia, este artigo objetiva aprofundar a metodologia de Jesus, evidenciando o poder da linguagem simbólica e o uso das metáforas. No percurso investigativo, revisitamos a literatura teológico-bíblica, mapeando as contribuições de Edith Stein sobre o assunto. Por esse caminho, delineamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Constata-se que a filosofia cristã steiniana reafirma, através da pedagogia empática, a busca do sentido e a plenitude infinita da verdade divina da revelação. Deus se comunica ao espírito humano na medida e no modo como este se abre ao seu conhecimento. Nesse sentido, compreende-se a importância do ato empático para “fazer” com que o ser humano participe da verdade divina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clélia Peretti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Pós-doutora pela Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), professora do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER).

Bruno Henrique Campos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil.

Mestrando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Adriane Candida de Proença dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil.

Especialista em Formação de Professores pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Referências

BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2019.

BRUSTOLIN, Leomar Antônio; TEIXEIRA, Patrícia Espíndola de Lima. A educação em Edith Stein: breve análise histórica e conceitual. In: PERETTI, Clélia; DULLIUS, Vera Fátima (org.). A arte de educar: por uma pedagogia empática em Edith Stein. Curitiba: Prisma, 2018. p. 25-49.

DORÉ, Joseph. Jesus: a enciclopédia. Petrópolis: Vozes, 2020.

FOUILLOUX, Danielle et al. Dicionário cultural da Bíblia. São Paulo: Loyola, 1998.

JEREMIAS, Joachim. As parábolas de Jesus. 5. ed. São Paulo: Paulus, 1986.

KISTEMAKER, Simon. As parábolas de Jesus. São Paulo: Presbiteriana, 1992.

KUNZ, Claiton André. As parábolas de Jesus e seu ensinamento sobre o Reino de Deus. Ijuí: Faculdade Batista Pioneira, 2021.

MARGUERAT, Daniel. A linguagem das parábolas. In: DORÉ, Joseph (org.). Jesus: a enciclopédia. Petrópolis: Vozes, 2020, p. 325-331.

PERETTI, Clélia; DULLIUS, Vera Fátima. A arte de educar: por uma pedagogia empática em Edith Stein. Curitiba: Prisma, 2018.

PERETTI, Clélia; CAMPOS, Bruno Henrique. Liberdade e responsabilidade da pessoa. A influência da obra “Fausto” de Goethe em Edith Stein. Teoliterária. Curitiba, v. 12, n. 28, p. 272-293, dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v28p272-293

RUS, Éric de. A visão educativa de Edith Stein: aproximação a um gesto antropológico integral. Belo Horizonte: Artesã, 2015.

SBERGA, Adair Aparecida. A formação da pessoa em Edith Stein: um percurso de conhecimento do núcleo interior. São Paulo: Paulus, 2014. SBERGA. Adair Aparecida. A dimensão comunitária da formação humana em Edith Stein. In: PERETTI, Clélia; DULLIUS, Vera Fátima (org.). A arte de educar: por uma pedagogia empática em Edith Stein. Curitiba: Prisma, 2018. p. 169-192.

SELLIER, Philippe. Para conhecer a Bíblica: um guia histórico e cultural. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

SILVA, Cássio Murilo Dias da. Metodologia de exegese bíblica: versão 2.0. São Paulo: Paulinas, 2022.

STEIN, Edith. La Vita come Totalità: scritti sull’educazione religiosa. Roma: Città Nuova Editrice, 1990.

STEIN, Edith. Ser finito e ser eterno. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2019.

Downloads

Publicado

2024-11-26