Parábola e empatia nos ensinamentos de Jesus
aportes de Edith Stein
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2024.1.46312Palavras-chave:
Jesus, Parábolas, Empatia, Formação, Edith SteinResumo
Para além de ensinar sobre o Reino de Deus, as parábolas narradas por Jesus nos Evangelhos inauguram uma metodologia de ensino totalmente nova na literatura bíblica. As parábolas são, também, ensinamentos que pregam a Boa Nova do Reino e são baseadas nos acontecimentos do dia a dia, levando os ouvintes a refletirem sobre suas atitudes cotidianas. As palavras de Jesus tratam de fé, confiança, responsabilidade, amor e atitudes empáticas, tópicos fundamentais para o acolhimento e a relação com os outros. Ao combinar os ensinamentos de Jesus, por meio das parábolas, com os escritos da filósofa alemã Edith Stein (1891-1942) acerca dos temas da educação e da empatia, este artigo objetiva aprofundar a metodologia de Jesus, evidenciando o poder da linguagem simbólica e o uso das metáforas. No percurso investigativo, revisitamos a literatura teológico-bíblica, mapeando as contribuições de Edith Stein sobre o assunto. Por esse caminho, delineamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Constata-se que a filosofia cristã steiniana reafirma, através da pedagogia empática, a busca do sentido e a plenitude infinita da verdade divina da revelação. Deus se comunica ao espírito humano na medida e no modo como este se abre ao seu conhecimento. Nesse sentido, compreende-se a importância do ato empático para “fazer” com que o ser humano participe da verdade divina.
Downloads
Referências
BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2019.
BRUSTOLIN, Leomar Antônio; TEIXEIRA, Patrícia Espíndola de Lima. A educação em Edith Stein: breve análise histórica e conceitual. In: PERETTI, Clélia; DULLIUS, Vera Fátima (org.). A arte de educar: por uma pedagogia empática em Edith Stein. Curitiba: Prisma, 2018. p. 25-49.
DORÉ, Joseph. Jesus: a enciclopédia. Petrópolis: Vozes, 2020.
FOUILLOUX, Danielle et al. Dicionário cultural da Bíblia. São Paulo: Loyola, 1998.
JEREMIAS, Joachim. As parábolas de Jesus. 5. ed. São Paulo: Paulus, 1986.
KISTEMAKER, Simon. As parábolas de Jesus. São Paulo: Presbiteriana, 1992.
KUNZ, Claiton André. As parábolas de Jesus e seu ensinamento sobre o Reino de Deus. Ijuí: Faculdade Batista Pioneira, 2021.
MARGUERAT, Daniel. A linguagem das parábolas. In: DORÉ, Joseph (org.). Jesus: a enciclopédia. Petrópolis: Vozes, 2020, p. 325-331.
PERETTI, Clélia; DULLIUS, Vera Fátima. A arte de educar: por uma pedagogia empática em Edith Stein. Curitiba: Prisma, 2018.
PERETTI, Clélia; CAMPOS, Bruno Henrique. Liberdade e responsabilidade da pessoa. A influência da obra “Fausto” de Goethe em Edith Stein. Teoliterária. Curitiba, v. 12, n. 28, p. 272-293, dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v28p272-293
RUS, Éric de. A visão educativa de Edith Stein: aproximação a um gesto antropológico integral. Belo Horizonte: Artesã, 2015.
SBERGA, Adair Aparecida. A formação da pessoa em Edith Stein: um percurso de conhecimento do núcleo interior. São Paulo: Paulus, 2014. SBERGA. Adair Aparecida. A dimensão comunitária da formação humana em Edith Stein. In: PERETTI, Clélia; DULLIUS, Vera Fátima (org.). A arte de educar: por uma pedagogia empática em Edith Stein. Curitiba: Prisma, 2018. p. 169-192.
SELLIER, Philippe. Para conhecer a Bíblica: um guia histórico e cultural. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
SILVA, Cássio Murilo Dias da. Metodologia de exegese bíblica: versão 2.0. São Paulo: Paulinas, 2022.
STEIN, Edith. La Vita come Totalità: scritti sull’educazione religiosa. Roma: Città Nuova Editrice, 1990.
STEIN, Edith. Ser finito e ser eterno. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Teocomunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.