Carcinoma de vesícula biliar mascarado por Síndrome de Mirizzi: relato de caso e revisão da literatura

Autores

  • Abraão Kupske
  • Carlos Kupski
  • Raquel Kupske

Palavras-chave:

VESÍCULA BILIAR / cirurgia, COLANGIOCARCINOMA, NEOPLASIAS DA VESÍCULA BILIAR / diagnóstico, COLEDOCOLÍTASE, COLESTASE, COLANGIOGRAFIA, SÍNDROME DE MIRIZZI, RELATOS DE CASOS, LITERATURA DE REVISÃO COMO ASSUNTO.

Resumo

Objetivos: este relato de caso visa descrever uma forma pouco comum de apresentação de câncer de vesícula biliar, mascarado pela Síndrome de Mirizzi. Descrição do caso: uma mulher consultou por náuseas, acolia e colúria, que haviam iniciado dois meses antes, e icterícia, de início recente. A ecografia abdominal evidenciou dilatação da via biliar com coledocolitíase e colelitíase. Uma colangiopancreatografia endoscópica retrógrada mostrou obstrução no terço médio do ducto hepático comum, não sendo visualizado cálculo. A suspeita diagnóstica inicial foi de Síndrome de Mirizzi. Foi inserida uma endoprótese na via biliar principal, com plano de cirurgia. Durante o procedimento cirúrgico foram encontradas lesões macroscópicas em peritônio e vesícula biliar, que indicaram interrupção da cirurgia e coleta de material para biópsia. O exame anatomopatológico evidenciou adenocarcinoma. A paciente teve alta hospitalar com acompanhamento oncológico e plano de quimioterapia. Conclusões: a concomitância da Síndrome de Mirizzi com carcinoma de vesícula é extremante rara, pois são doenças pouco frequentes. Para o diagnóstico definitivo do tumor de vesícula biliar é sempre imperativo o estudo anatomopatológico de todas as peças cirúrgicas.

Downloads

Publicado

2011-09-11

Como Citar

Kupske, A., Kupski, C., & Kupske, R. (2011). Carcinoma de vesícula biliar mascarado por Síndrome de Mirizzi: relato de caso e revisão da literatura. Scientia Medica, 21(3), 117–120. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/8715

Edição

Seção

Relatos de Casos