Expressão da proteína oligomérica da matriz da cartilagem (COMP/Trombospondina 5) em pacientes portadores de hepatite C crônica
Resumo
Objetivos: A Hepatite C crônica é uma doença insidiosa e progressiva que necessita de avaliação histológica hepática. Vários marcadores séricos têm sido estudados. A Cartilagem Oligomérica da Matrix Extracelular (COMP) é o quinto elemento da família das trombospondinas, proteínas extracelulares ligadoras de cálcio, sendo inicialmente isolada no tecido cartilaginoso. Um único estudo investigou a expressão da COMP em tecido hepático normal, portador de cirrose e hepatocarcinoma. Nosso estudo visa avaliar os níveis séricos de COMP em pacientes portadores de hepatite C crônica.
Métodos e resultados: Níveis séricos de COMP foram dosados em 10 pacientes com Hepatite C crônica (casos) e 100 pacientes saudáveis (controles). A diferença entre a COMP dos dois grupos não foi significativamente estatística e nem relacionada ao estágio clínico de fibrose hepática, genótipo viral, níveis plaquetários ou alterações de transaminases.
Conclusão: A COMP não encontra-se alterada em pacientes com hepatopatia crônica pelo HCV. Outros marcadores séricos necessitam ser avaliados.
DESCRITORES: MARCADORES BIOLÓGICOS; TROMBOSPONDINAS; HEPATITE C CRÔNICA; COMP, HEPATITE C CRÔNICA; CIRROSE HEPÁTICA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.