Comportamento da hepatite viral C nos pacientes em programa de hemodiálise do Hospital São Lucas da PUCRS
Palavras-chave:
Hepatite viral CResumo
Objetivos: Avaliar a prevalência de anticorpos positivos para hepatite C nos pacientes em programa de hemodiálise e realizar o seguimento desta amostra de pacientes em programa de hemodiálise, quanto à permanência em hemodiálise, realização de transplante renal, mortalidade e influência do vírus da hepatite C sobre mortalidade entre aqueles com PCR para HCV-RNA positivo.
Métodos: Foram identificados os pacientes em programa de hemodiálise no Hospital São Lucas da PUCRS em maio de 2006, analisando a sorologia positiva para hepatite C, através de anti-HCV reagente. Também foram estudados, retrospectivamente, 71 pacientes que estavam em hemodiálise no período de 2000 a 2002 e que participaram de estudo prévio a respeito de prevalência de anti-HCV positivo e/ou HCV-RNA positivo. Foi realizado o seguimento destes pacientes através de revisão de prontuário médico. Os resultados foram apresentados de forma descritiva e comparados com a literatura.
Resultados: Setenta pacientes estavam em programa de hemodiálise no mês de maio de 2006, entre os quais 7 (10%) tinham anticorpos positivos para hepatite C. Dos 71 pacientes que participaram do estudo entre 2000 e 2002, 24 (33,8%) permaneciam em acompanhamento no HSL-PUCRS, sendo que 12 (16,9%) em programa de hemodiálise e 12 (16,9%) realizaram transplante renal. Vinte e dois pacientes (31%) foram a óbito, sendo que as causas mais freqüentes foram as cardiovasculares (36,3%). Vinte e cinco pacientes (35,2%) perderam o vínculo com a instituição. Entre os 71 pacientes, 15 apresentavam anticorpos para o vírus C e 7 tinham a sorologia (anti-HCV) negativa. Entretanto, a detecção do HCV–RNA era positiva. Os restantes tinham tanto anti-HCV quanto HCV-RNA negativos.
Conclusões: A prevalência atual de anticorpos positivos para hepatite C nos pacientes em hemodiálise não se alterou significativamente em relação ao período de 2002. Não foi possível identificar influência da infecção pelo vírus da hepatite C na mortalidade e no prognóstico dos pacientes em programa de hemodiálise. A causa de óbito mais freqüentemente encontrada foi a cardiovascular.
DESCRITORES: HEPATITE C; PREVALÊNCIA; ANTICORPOS ANTI-HEPATITE C; UNIDADES HOSPITALARES DE HEMODIÁLISE; HEMODIÁLISE.
Downloads
Downloads
Como Citar
Callegaro, F. P., Kupski, C., Nascimento, R. C. do, & Schmitt, V. M. (2007). Comportamento da hepatite viral C nos pacientes em programa de hemodiálise do Hospital São Lucas da PUCRS. Scientia Medica, 16(3), 115–118. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/1588
Edição
Seção
Artigos Originais