Impacto do Programa de Reanimação Neonatal
Palavras-chave:
RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR, EDUCAÇÃO, RECÉM-NASCIDO.Resumo
Objetivos: Analisar o método de ensino e os resultados do Programa de Reanimação Neonatal. Fonte de dados: Revisão na base de dados Medline de artigos referentes ao ensino e avaliação da eficácia e efetividade na prevenção da mortalidade neonatal e na aquisição e retenção de conhecimento do curso do Programa de Reanimação Neonatal, no período de 1990 a 2006. Foram utilizados os termos neonatal resuscitation, newborn e education. Síntese dos dados: O Programa de Reanimação Neonatal propiciou ganho de conhecimentos e habilidades técnicas na assistência ao recém-nascido. Também melhorou a autoconfiança do médico durante a assistência em sala de parto. Com isso, a eficácia no atendimento melhorou, tanto em menor número de casos com asfixia neonatal como na melhora do índice do Apgar no 5° minuto. Entretanto, a retenção dos conhecimentos diminui com o passar do tempo, mostrando a necessidade de um novo treinamento. Conclusões: O Programa de Reanimação Neonatal é um curso que influi positivamente na competência profissional e na morbimortalidade neonatal. Entretanto, deve-se pensar em sua reestruturação com o objetivo de proporcionar maior retenção dos conhecimentos teóricos e habilidades psicomotoras. DESCRITORES: RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR/ educação; COMPETÊNCIA CLÍNICA; RECÉM-NASCIDO; MORTALIDADE NEONATAL; METANÁLISE.Downloads
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Como Citar
Ribeiro, M. A. da silva, & Lopes, M. H. I. (2008). Impacto do Programa de Reanimação Neonatal. Scientia Medica, 17(2), 87–92. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/1640
Edição
Seção
Artigos de Revisão