Impacto do Programa de Reanimação Neonatal

Autores

  • Manoel Antonio da silva Ribeiro HSL-PUCRS
  • Maria Helena Itaqui Lopes

Palavras-chave:

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR, EDUCAÇÃO, RECÉM-NASCIDO.

Resumo

Objetivos: Analisar o método de ensino e os resultados do Programa de Reanimação Neonatal. Fonte de dados: Revisão na base de dados Medline de artigos referentes ao ensino e avaliação da eficácia e efetividade na prevenção da mortalidade neonatal e na aquisição e retenção de conhecimento do curso do Programa de Reanimação Neonatal, no período de 1990 a 2006. Foram utilizados os termos neonatal resuscitation, newborn e education. Síntese dos dados: O Programa de Reanimação Neonatal propiciou ganho de conhecimentos e habilidades técnicas na assistência ao recém-nascido. Também melhorou a autoconfiança do médico durante a assistência em sala de parto. Com isso, a eficácia no atendimento melhorou, tanto em menor número de casos com asfixia neonatal como na melhora do índice do Apgar no 5° minuto. Entretanto, a retenção dos conhecimentos diminui com o passar do tempo, mostrando a necessidade de um novo treinamento. Conclusões: O Programa de Reanimação Neonatal é um curso que influi positivamente na competência profissional e na morbimortalidade neonatal. Entretanto, deve-se pensar em sua reestruturação com o objetivo de proporcionar maior retenção dos conhecimentos teóricos e habilidades psicomotoras. DESCRITORES: RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR/ educação; COMPETÊNCIA CLÍNICA; RECÉM-NASCIDO; MORTALIDADE NEONATAL; METANÁLISE.

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Biografia do Autor

Manoel Antonio da silva Ribeiro, HSL-PUCRS

Mestrando em Pediatria pela Faculdade de Medicina da PUCRS Neonatologista do Hospital São Lucas da PUCRS

Maria Helena Itaqui Lopes

Professora Adjunta do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da PUCRS, Doutora em Clínica Médica Especialista em Educação, Coordenadora do Núcleo de Educação Médica da FAMED-PUCRS

Como Citar

Ribeiro, M. A. da silva, & Lopes, M. H. I. (2008). Impacto do Programa de Reanimação Neonatal. Scientia Medica, 17(2), 87–92. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/1640

Edição

Seção

Artigos de Revisão

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