Ortopedia: origem histórica, o ensino no Brasil e estudos metodológicos pelo Mundo
Resumo
Objetivos: Relatar uma breve história da ortopedia, descrever como funciona o ensino no Brasil e verificar a preocupação que autores de outros países têm com a metodologia do ensino desta especialidade.
Métodos: Foram realizadas pesquisas no Pubmed, nos últimos 10 anos de publicação da Revista Brasileira de Ortopedia e nos sites das sociedades Gaúcha e Brasileira de Ortopedia.
Resultados: A história da ortopedia inicia com o homem primitivo, passando por egípcios, gregos, romanos e árabes. Após anos de pouca importância na idade média ressurge no século XII e chega ao século XX, contraditoriamente, ganhando desenvolvimento com as grandes guerras. No século XXI o ensino no Brasil é ancorado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e pelo mundo os autores mostram preocupação em identificar as falhas nos métodos de ensino para proporem soluções que acompanhem a velocidade da tecnologia e quantidade de novos conhecimentos.
Conclusão: A longa história do ensino da ortopedia, que começou com o homem primitivo, prossegue atualmente com desafios crescentes, em busca de soluções.
UNITERMOS: ORTOPEDIA/história; ORTOPEDIA/educação; EDUCAÇÃO MÉDICA/métodos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.