Evolução histórica da úlcera péptica: da etiologia ao tratamento

Autores

  • Marcelo Garcia Toneto Faculdade de Medicina da PUCRS
  • Fáberson João Mocelin Oliveira Faculdade de Medicina da PUCRS
  • Maria Helena Itaqui Lopes Faculdade de Medicina da PUCRS

Palavras-chave:

ÚLCERA PÉPTICA / história, ÚLCERA PÉPTICA / cirurgia, ÚLCERA PÉPTICA / terapia, ÚLCERA GÁSTRICA, VAGOTOMIA, HELICOBACTER PYLORI, HISTÓRIA DA MEDICINA.

Resumo

OBJETIVOS: revisar os principais aspectos históricos da progressão do conhecimento sobre a etiologia da úlcera péptica e das terapêuticas clínicas e cirúrgicas empregadas no tratamento desta enfermidade. FONTE DE DADOS: revisão bibliográfica através do PubMed. Foram analisados artigos selecionados sobre a história da úlcera péptica. SÍNTESE DOS DADOS: durante décadas, cirurgiões acreditaram que a doença da úlcera péptica era causada pelo excesso de ácido. O aforisma “sem ácido, sem úlcera” foi enraizado em todos os residentes de cirurgia, e todos os esforços foram concentrados em eliminar o ácido através de uma operação. Com o advento da terapêutica farmacológica, houve melhora no sucesso do tratamento clínico e o número de casos cirúrgicos diminuiu. Com a descoberta do Helicobacter pylori, ainda mais pacientes foram tratados clinicamente e o número de casos cirúrgicos diminuiu novamente, persistindo apenas para casos refratários, hemorragia ou perfuração. CONCLUSÕES: úlcera péptica é uma doença reconhecida desde a antiguidade. A compreensão da evolução gradual das várias formas de seu tratamento serve de alerta e ensinamento de como evolui o conhecimento científico, onde as certezas definitivas podem ser alteradas por inovações e resultados de pesquisas metodologicamente bem delineadas e realizadas, bem como elucidar a difícil trajetória que tem sido percorrida para poder solucionar o sofrimento dos pacientes que possuem essa enfermidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Garcia Toneto, Faculdade de Medicina da PUCRS

Mraduação em Medicina pela PUCRS (1991), mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS (1999) e doutorado em Clínica Cirúrgica pela PUCRS (2006). Cirurgião do Hospital São Lucas da PUCRS; instrutor do Advanced Trauma Life Support - ATLS; professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da PUCRS.

Fáberson João Mocelin Oliveira, Faculdade de Medicina da PUCRS

Acadêmico de Medicina da PUCRS

Maria Helena Itaqui Lopes, Faculdade de Medicina da PUCRS

Médica Gastroenterologista, Doutora em Clínica Médica, Professora Adjunta do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da PUCRS

Publicado

2011-04-14

Como Citar

Toneto, M. G., Oliveira, F. J. M., & Lopes, M. H. I. (2011). Evolução histórica da úlcera péptica: da etiologia ao tratamento. Scientia Medica, 21(1), 23–30. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/8361

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>