Enfoque nutricional em unidade de terapia intensiva pediátrica
Palavras-chave:
DESNUTRIÇÃO, UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA, PEDIATRIA, AVALIAÇÃO NUTRICIONAL, NECESSIDADES NUTRICIONAIS.Resumo
OBJETIVOS: Revisar a literatura sobre a abordagem nutricional de crianças criticamente doentes, dando ênfase à desnutrição prévia como fator de gravidade e aos métodos antropométricos de avaliação nutricional normalmente utilizados em Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas. FONTE DE DADOS: Elegeram-se os seguintes descritores: desnutrição, unidades de terapia intensiva, pediatria, avaliação nutricional e necessidades nutricionais (e seus correspondentes termos em inglês). Realizou-se uma busca nas bases de dados Medline, Web of Science e SciELO, incluindo o período de 1985 a 2012. SÍNTESE DOS DADOS: A desnutrição ainda persiste principalmente em pacientes pediátricos criticamente doentes, representando um aumento do risco de mortalidade e de tempo de permanência hospitalar. Não foi descrito um método considerado como padrão ouro para a avaliação nutricional em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Entretanto, a antropometria é amplamente utilizada e considerada um bom método. Existem várias maneiras de estimar as necessidades nutricionais das crianças criticamente doentes. O peso e a idade são frequentemente utilizados, seguidos pelas equações preditivas. CONCLUSÕES: A desnutrição é um agravo que perdura no ambiente hospitalar, principalmente em pacientes pediátricos criticamente doentes. A avaliação nutricional antropométrica é amplamente utilizada em unidades de terapia intensiva pediátricas, sendo normalmente o método de escolha. A equação de Schofield é um bom método para ser utilizado, pois estabelece o gasto energético basal.Downloads
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Publicado
2013-07-20
Como Citar
Cabral, D. D., Velozo, K. D. S., Piva, J. P., & Garcia, P. C. R. (2013). Enfoque nutricional em unidade de terapia intensiva pediátrica. Scientia Medica, 23(2), 127–133. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/12512
Edição
Seção
Artigos de Revisão