Clonidina como droga sedativa e analgésica em pediatria

Autores

  • Maria Cristina Smania
  • Pedro Celiny Ramos Garcia

Resumo


Objetivo: O artigo revisa a utilização da clonidina em pacientes pediátricos como droga sedativa e analgésica tanto por via oral e endovenosa quanto na analgesia peridural em adição aos anestésicos locais.
Fonte de dados: Revisão de artigos a partir da busca na base de dados PUBMED no período de 1999- 2003.
Síntese de dados: Clonidina, um α-2 agonista, produz sedação adequada quando administrada por via oral na dose de 4 mg/kg. No entanto, seu pico de ação é mais longo que o do midazolan. Clonidina usada por via endovenosa produz analgesia e sedação, dose-dependente, sem causar depressão ventilatória, tolerância ou dependência química com estabilidade cardiovascular. Adicionada aos anestésicos locais, a clonidina melhora a qualidade, bem como a duração da analgesia peridural, usada em injeção em bolus ou em administração contínua. Isto permite que menores concentações de anestésicos locais sejam utilizadas, evitando a possibilidade de toxicidade sistêmica e bloqueio motor quando concentrações mais elevadas são usadas.
Conclusão: Clonidina possui propriedades sedativas e analgésicas. Esta combinação de efeitos permite seu uso em várias situações clínicas, sendo utilizada, mais comumente, como medicação préanestésica por via oral. Clonidina, na terapia intensiliberava, é usada como substituto da morfina nos pacientes que se tornam tolerantes aos opióides ou de difícil sedação. No pós-operatório, a clonidina no bloqueio peridural adicionada aos anestésicos locais, leva a analgesia mais duradoura, sem causar depressão ventilatória.
UNITERMOS: CLONIDINA; ALFA-AGONISTAS ADRENÉRGICOS; ANESTESIA EPIDURAL; ADJUVANTES ANESTÉ- SICOS; ANESTÉSICOS; ANESTÉSICOS LOCAIS; ANALGESIA; CRIANÇA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-23

Como Citar

Smania, M. C., & Garcia, P. C. R. (2006). Clonidina como droga sedativa e analgésica em pediatria. Scientia Medica, 15(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/1579

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)