O cinema brasileiro nas páginas de Movimento: autonomia da indústria nacional e defesa da cultura popular
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9469Palavras-chave:
Jornal Movimento, cinema brasileiro, pornochanchadaResumo
O artigo faz levantamento de textos publicados nos primeiros seis meses de circulação do jornal Movimento, enfocando sua editoria de Cultura e especialmente os tópicos que abordam o cinema brasileiro, com destaque para a então chamada por- nochanchada. Lista-se o conjunto de filmes então resenhados e/ou comentados, bem como todos os argumentos levantados, pró e contra tal produção, assim como os posicionamentos expressos pelos colaboradores da publicação, contextualizando tal debate.Downloads
Referências
AGUIAR, Flávio.Censura e cultura em Movimento. In: CARNEIRO, Maria Luiza Tucci (Org.). Minorias silenciadas. São Paulo: EDUSP/IOESP/FAPESP, 2002.
AQUINO, Maria Aparecida. Mortos sem sepultura. In: CARNEIRO, Maria Luiza Tucci (Org.). Minorias silenciadas. São Paulo: EDUSP/IOESP/FAPESP, 2002.
CAPARELLI, Sérgio. Comunicação de massa sem massa. São Paulo: Cortez, 1980.
KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários nos tempos da imprensa alternativa. São Paulo: Scritta, 1991.
MAIA, Maurício. Censura, um processo de ação e reação. In: CARNEIRO, Maria Luiza Tucci (Org.). Minorias silenciadas. São Paulo: EDUSP/IOESP/FAPESP, 2002.
MARCONI, Paolo. A censura política na imprensa brasileira. São Paulo: Global, 1980.
PEREIRA JUNIOR, Araken Campos. Cinema brasileiro: 1908 a 1978. Santos: Casa do Cinema, v.2, 1979.
_____. Cinema brasileiro: Cartazes. Santos: Casa do Cinema, [s.d.].
SMITH, Anne-Marie. Um acordo forçado. O consentimento da imprensa à censura no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.