O que vai pelos cinemas: a crítica cinematográfica e a construção das identidades

Autores

  • Paula Regina Puhl Universidade FEEVALE
  • Cristina Ennes da Silva Universidade FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8796

Palavras-chave:

Crítica cinematográfica, imprensa, identidades

Resumo

O presente artigo apresenta e analisa a relação entre a crítica de cinema publicada em jornais impressos com a construção das identidades culturais de uma sociedade. Foi feito um estudo de caso a partir do Jornal O 5 de abril, primeiro semanário da cidade de Novo Hamburgo entre os anos de 1945 quando foi publicada a primeira crítica até 1950, ano em que a mesma foi extinta. As críticas cinematográficas eram guias para os leitores podendo inclusive influenciar na compreensão e no valor simbólico dado aos filmes. Estudar as colunas de crítica publicadas em meios de forte influência e circulação em um município colabora para compreender a leitura/interpretação de um pensamento representativo sobre uma época em que a experiência cinematográfica era parte do cotidiano de diversas sociedades.

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Biografia do Autor

Paula Regina Puhl, Universidade FEEVALE

Professora no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade FEEVALE/RS/BR.

Cristina Ennes da Silva, Universidade FEEVALE

Professora no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade FEEVALE/RS/BR.

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Como Citar

Puhl, P. R., & Silva, C. E. da. (2011). O que vai pelos cinemas: a crítica cinematográfica e a construção das identidades. Revista FAMECOS, 18(1), 41–54. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8796