O papel dos sistemas digitais de televisão na economia do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.1.6878Palavras-chave:
Economia do conhecimento, TV digital, indústria culturalResumo
Este artigo busca analisar as características do conhecimento, como fator de produção econômica, relacionando-o com a cultura e a comunicação disseminados pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs). As constantes mudanças ocorridas dentro da sociedade, do sistema e da lógica de produção capitalista, a partir do incremento tecnológico, tornaram o conhecimento uma peça chave na “nova economia”. Considerado como a principal força de produção, o conhecimento foi incorporado a esta lógica, criando-se um ciclo similar ao da produção de um bem. Partindo-se do pressuposto de que o conhecimento é uma força de produção dividida em etapas, o presente trabalho terá como foco a fase da disseminação do conhecimento, com ênfase em modelos de TV digitais.Downloads
Referências
BAGDIKIAN, Bem H. O monopólio da mídia. São Paulo: Scritta Editorial, 1993.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação:
economia, sociedade e cultura, v.1. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1999.
______. A Sociedade em Rede. v. 1, São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2003.
COSENTINO, Laércio. Software: a essência da TV Digital. TV Digital qualidade e interatividade. Brasília: IEL/NC, 2007.
FORAY, Dominique. L’économie de la connaissance. Paris: Ed. La Decouverte, 2000.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
MCLUHAN, Marshal & CARPENTER, Edmund. Revolução na comunicação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1966.
RIFKIN, Jeremy. A era do acesso. São Paulo: Makron books, 2001.
SARDINHA, Ruy L. Informação, conhecimento e valor. Tese (Doutorado em Filosofia) - USP, São Paulo, 2006.
VIZCAÍNO, Aurora. et alli A Multi-agent Model to Develop Knowledge Management Systems. Grupo Alarcos. Universidad de Castilla-la Mancha. Ciudad Real. Espanha. 2007. HICSS 2007. Havaí, EUA, 40th Annual Hawaii International Conference on Volume, Issue, Jan. 2007.
ZUFFO, Marcelo. A Convergência da Realidade Virtual e Internet Avançada em Novos Paradigmas de TV Digital Interativa. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos) - USP, São Paulo, 2007.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.