“O cinema estava se tornando mais real”

da Nouvelle Vague francesa à estética da tela vertical do Mobile Short Video

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44854

Palavras-chave:

filme francês new wave, tela vertical, estética narrativa

Resumo

Este estudo examina a legitimidade histórica, o potencial estético e as limitações da imagem da tela vertical através de duas dimensões: a comparação cross media da Nova Onda do cinema francês e a prática criativa da imagem da tela vertical no complexo ambiente das novas mídias da atualidade. Fundamentado no princípio da integração entre história e lógica, este estudo explora detalhadamente a influência e a inspiração da estética narrativa dos filmes da Nouvelle Vague francesa na criação de vídeos curtos na era da tela vertical. Isso é abordado a partir de quatro dimensões: “contar” e “mostrar””, bem como tempo narrativo e espaço narrativo. Através da arqueologia midiática da história do cinema, é fácil descobrir que muitas características da criação de vídeos curtos coincidem com o conceito criativo defendido pela Nouvelle Vague francesa.

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Biografia do Autor

Ruomu Miao, Shanghai Jiao Tong University (SJTU), Shanghai, Chine.

Mestrado em Estudos Cinematográficos pelo China Film Art Research Center (China Film Archive), Pequim, China. Bacharel em Letras pela Universidade de Chongqing, Chongqing, China, com bolsa do governo chinês. Ph.D. candidato em Jornalismo e Comunicação pela Escola de Mídia e Comunicação da Shanghai Jiaotong University, Shanghai, China, com bolsa do governo chinês.    

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

Miao, R. (2023). “O cinema estava se tornando mais real”: da Nouvelle Vague francesa à estética da tela vertical do Mobile Short Video. Revista FAMECOS, 30(1), e44854. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44854

Edição

Seção

DOSSIÊ - French Cinematography: from the Lumières & Méliès to VR & AI