A cultura de massa brasileira através de três pensadores visionários
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3393Palavras-chave:
Comunicação, internet, cultura de massaResumo
Este ensaio trata do tema da cultura de massa e as suas propriedades no mundo contemporâneo através das perspectivas de três pensadores importantes: Noam Chomsky, Umberto Eco e Marshall McLuhan. A análise do Chomsky sobre o impacto da mass media na realidade política é discutida e são fornecidos contra-exemplos da cultura brasileira. Os insights de Eco em relação às propriedades de cultura em massa são abordados e ilustrados. O par frioquente de McLuhan é considerado no contexto de cultura de massa e, finalmente, as três visões são aplicadas à síntese moderna de todas a mídias: a Internet.Downloads
Referências
ECO, Umberto. Apocalyptics and Integrators. Random House Mondadori, 2004.
HERMAN, Edward S.; CHOMSKY, Noam. Manufacturing Consent. Pantheon Books, 1988.
MCLUHAN, Marshal. Understanding Media: The Extensions of Man. Gingko Press, 1967.
______. The Medium is the Massage. Random House: 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.