Da cidade real à cidade digital: a flânerie como uma experiência espacial na metrópole do século XIX e no ciberespaço do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3380Palavras-chave:
Comunicação, ciberepaço, FlâneurResumo
A intenção deste artigo é traçar um paralelo entre a experiência do espaço urbano do século XIX representada pela flânerie e a nova experiência que se difunde no início do século XXI no ciberespaço, procurando reconhecer neste último uma nova condição de flânerie ou o aparecimento do ciberflâneur.Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter . Obras Escolhidas III – Charles Baudelaire: um lírico na época do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1997.
______. Paris, Capital do século XIX . Espaço & Debates, São Paulo, n. 11, p. 05-13, 1984.
FEATHERSTONE, Mike. O flâneur, a cidade e a vida pública virtual. In: ARANTES, Antônio A. (org.). O espaço da diferença. Campinas, Papirus, 2000.
GIBSON, William. Neuromancer. São Paulo: Aleph, 2003.
JUCÁ, Diego. Virtual x Real: o ciberespaço e as transformações da vida cotidiana. [200?]. Disponível em: http://walmarjuca.sites.uol.com.br/. Acesso em: 21 jun. 2004.
LUNENFELD, Peter. Unfinished Business. In: LUNENFELD , Peter (ed.). The digital dialectic: new essays on new media. Massachusetts: MIT Press, 1999.
ZANCHETI, Sílvio. Cidade e ciberespaço público: será possível? In: Seminário internacional cidade digital e sociedade em rede, 2003, São Paulo. Anais... São Paulo: Cybercity, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.