Da cidade real à cidade digital: a flânerie como uma experiência espacial na metrópole do século XIX e no ciberespaço do século XXI

Autores/as

  • Virgínia Pontual Universidade Federal de Pernambuco
  • Julieta Leite Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3380

Palabras clave:

Comunicação, ciberepaço, Flâneur

Resumen

A intenção deste artigo é traçar um paralelo entre a experiência do espaço urbano do século XIX representada pela flânerie e a nova experiência que se difunde no início do século XXI no ciberespaço, procurando reconhecer neste último uma nova condição de flânerie ou o aparecimento do ciberflâneur.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Virgínia Pontual, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

Julieta Leite, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

Citas

BENJAMIN, Walter . Obras Escolhidas III – Charles Baudelaire: um lírico na época do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1997.

______. Paris, Capital do século XIX . Espaço & Debates, São Paulo, n. 11, p. 05-13, 1984.

FEATHERSTONE, Mike. O flâneur, a cidade e a vida pública virtual. In: ARANTES, Antônio A. (org.). O espaço da diferença. Campinas, Papirus, 2000.

GIBSON, William. Neuromancer. São Paulo: Aleph, 2003.

JUCÁ, Diego. Virtual x Real: o ciberespaço e as transformações da vida cotidiana. [200?]. Disponível em: http://walmarjuca.sites.uol.com.br/. Acesso em: 21 jun. 2004.

LUNENFELD, Peter. Unfinished Business. In: LUNENFELD , Peter (ed.). The digital dialectic: new essays on new media. Massachusetts: MIT Press, 1999.

ZANCHETI, Sílvio. Cidade e ciberespaço público: será possível? In: Seminário internacional cidade digital e sociedade em rede, 2003, São Paulo. Anais... São Paulo: Cybercity, 2003.

Publicado

2008-04-14

Cómo citar

Pontual, V., & Leite, J. (2008). Da cidade real à cidade digital: a flânerie como uma experiência espacial na metrópole do século XIX e no ciberespaço do século XXI. Revista FAMECOS, 13(30), 99–105. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3380

Número

Sección

Media e identidad