Força de expressão: construção, consumo e contestação das representações midiáticas das minorias

Autores

  • João Freire Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.28.3333

Palavras-chave:

Minorias, Representação Midiática, Estudos Culturais

Resumo

Testemunhamos, hoje, um crescente interesse acadêmico pelo processo através do qual imagens das minorias são concebidas, estruturadas e apresentadas ao público pelos meios de comunicação de massa. Após fornecer um panorama histórico da pesquisa neste campo, examino os problemas teóricos e metodológicos que envolvem a análise de estereótipos e distorções nas representações midiáticas de grupos marginalizados ou oprimidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Freire Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui título de Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio. Foi bolsista recém-doutor do CNPq na ECO/UFRJ. Realizou pós-doutorado sênior na UFMG, com bolsa do CNPq. É professor assistente do Programa de Pós-Graduação da Escola de comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do qual foi coordenador durante o biênio 2008-2010. 

Referências

ARAÚJO, Joel Zito. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. São Paulo: Senac, 2000.

BARTHES, Roland. Mythologies. Paris: Seuil, 1963.

BASSANEZI, Carla Beozzo. Virando as páginas, revendo as mulheres: revistas femininas e relações homem-mulher 1945-1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

________. Mulheres dos anos dourados. In: BASSANEZI, Carla Beozzo (Ed.), História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997. p. 607-639.

BECKER, Howard. The outsiders. New York: Free Press, 1963.

BHABHA, Homi. A outra questão (estereótipo, a discriminação e o discurso do colonialismo). In: O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998. p. 105-128.

CAREY, James. Communication as culture. Boston: Unwin Hyman, 1989.

COHEN, Stanley (Ed.). Images of deviance. Harmondsworth: Penguin, 1971.

COHEN, Stanley. Folk devils and moral panics: the creation of the mods and rockers. Oxford: Blackwell, 1980 [1972].

COHEN, Stanley; YOUNG, Jock (Eds.). The manufacture of the news: deviance, social problems and the mass media. London: Constable, 1973.

COOTLE, Simon. Introduction. Media research and ethnic minorities: mapping the field. In: COTTLE, Simon (Ed.). Ethnic minorities and the media: changing cultural boundaries. Buckingham, Philadelphia: Open University Press, 2000. p. 1-30.

CURRIE, Dawn H. Girl talk: adolescent magazines and their readers. Toronto: University of Toronto Press, 1999.

DU GAY, Paul. Doing cultural studies – the story of Sony walkman. London: Sage, 1997.

EDGAR, Andrew;SEDGWICK, Peter (Eds.). Teoria cultural de A a Z: conceitos-chave para entender o mundo contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2003.

FRASER, Nancy. Unruly practices. Power, discourse and gender in contemporary social theory. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1989.

FREIRE FILHO, João. Mídia, estereótipo e representação das minorias. ECO-PÓS, v. 7, n. 2, p. 45-71, 2004.

FREIRE FILHO, João; HERSCHMANN, Micael. Funk carioca: entre a condenação e a aclamação na mídia. ECOPÓS, v. 6, n. 2, p. 60-72, 2003.

GRIPSRUD, Jostein. Understanding media culture. London: Arnold, 2002.

HALL, Stuart (Org.). Representation: cultural representations and signifying practices. London: Sage, 1997.

HALL, Stuart. Policing the crisis: mugging, the State, and law and order. London: Macmillan, 1978.

JAMESON, Fredric. Sobre los “Estudios Culturales”. In: GRÜNER, Eduardo (Org.). Estudios culturales. Reflexiones sobre el multiculturalismo. Buenos Aires: Paidós, 1998. p. 69-137.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

________. The media and social problems. In: RITZER, George (Ed.). The handbook of social problems: a comparative international perspective. London: Sage, 2003. p. 209-225.

LIPPMANN, Walter. Public opinion. London: The Free Press/Collier Macmillan, 1965.

O’SULLIVAN Tom. Key concepts in communication and cultural studies. London: Routledge, 2002.

PICKERING, Michael. Stereotyping: the politics of representation. New York: Palgrave, 2001.

SODRÉ, Muniz. O social irradiado: violência urbana, neogrotesco e mídia. São Paulo: Cortez, 1992.

SEITER, Ellen. Stereotypes and the media: a re-evaluation. Journal of Communication, v. 36, n. 2, p. 14-26, 1986.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Stereotype, realism and the struggle over representation. In: Unthinking eurocentrism: multiculturalism and the media. London: Routledge, 1994. p. 178-219.

STAM, Robert. Tropical multiculturalism – a comparative history of race in Brazilian cinema and culture. Durham: Duke University Press, 1997.

STAM, Robert; SHOHAT, Ella. Estereótipo, realismo e representação racial. Imagens, n. 5, p. 70-84, 1995.

STREET, John. Politics and popular culture. Philadelphia: Temple University Press, 1998.

STRINATI, Dominic. Cultura popular: uma introdução. São Paulo: Hedra, 1999.

VAN ZOONEN, Liesbet. Feminist media studies. London: Sage, 1994.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 7-72.

YOUNG, Jock. The drugtakers: the social meaning of drug use. London: Paladin, 1971.

YOUNG, Iris Marion. Inclusion and democracy. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Downloads

Publicado

2008-04-13

Como Citar

Freire Filho, J. (2008). Força de expressão: construção, consumo e contestação das representações midiáticas das minorias. Revista FAMECOS, 12(28), 18–29. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.28.3333

Edição

Seção

Comunicação e Consumo