Casa dos Artistas 3: comunicação e ideologia

Autores

  • Roberto Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.3254

Palavras-chave:

Comunicação, ideologia, poder

Resumo

A partir de 2000, um novo gênero ganhou notoriedade na televisão brasileira. É o Reality Show, que vem ocupando espaços, em diferentes horários, em várias emissoras. O presente ensaio fará algumas reflexões sobre a Casa dos Artistas 3, do SBT. Contemplará, sobretudo, a partir de sua discursividade, as questões ideológicas, estabelecendo uma concepção de subjetividade na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), Mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2010); Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

______. Freud e Lacan – Marx e Freud. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

BARTHES, Roland. Ensaios Críticos. Lisboa: Edições 70, 1971.

______. Mitologias. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.

_______. Aula. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.

_______. O Rumor da Língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.

ELIADE, Mircea. Trate d’histoire dês Religions. Paris: Payot, 1949.

FREUD, Sigmund. A Interpretação dos Sonhos. v. 2 Rio de Janeiro: Imago, 1987.

LACAN, Jacques. O Seminário: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise, livro 11. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. 5. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

ORWELL, George. 1984. 27. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.

SODRÉ, Muniz e PAIVA, Raquel. O Império do Grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

Downloads

Publicado

2008-04-12

Como Citar

Ramos, R. (2008). Casa dos Artistas 3: comunicação e ideologia. Revista FAMECOS, 11(23), 109–118. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.3254

Edição

Seção

Mídia