Raimundo: o professor obsoleto
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1995.3.2929Palavras-chave:
Comunicação, humor, televisãoResumo
Oséculo XX tem sido palco de transformações substantivas na Comunicação. O fluxo de informações abreviou as distâncias geográficas. Espelha a onisciência do homem em todos os cantos do universo e o seu domínio sobre os pressupostos da natureza. Há algumas décadas, talvez, a mais fantasiosa obra ficcional tivesse pouca imaginação para antever as circunstâncias deste final de século. A sociedade contemporânea é movida pela informação. Em nenhum outro momento histórico, como agora, se produziu tanto texto, tantas imagens e tantos símbolos. Neste breve ensaio, o objetivo será fazer uma Análise de discurso, com uma técnica do Método de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (1977). Busca-se compreender a ideologização do professor, através do personagem Raimundo, e de seu relacionamento com Dona Bela (Zezé Macedo) em uma cena do programa A Escolinha do Professor Raimundo.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor, and HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento - Fragmentos Filosóficos. 2ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1987.
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 2ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
ANYSIO, Chico. "Chico Anysio vai fazer um programa aos sábados." Folha de S. Paulo. São Paulo: 22 de julho de 1990.
__________. Revista Carreta. São Paulo: 21 de julho de 1981.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARTHES, Roland. Ensaios Críticos. Lisboa: Edições 70, 1971.
MATTELART, Armand. Multinacionais e Sistemas de Comunicação: Os Aparelhos Ideológicos do Imperialismo. São paulo: Ciências Humanas, 1976.
PRADO, Lourenço de Almeida. "O que os professores pensam da TV." Jornal Fio da História. Brasília: 10 de fevereiro de 1992.
PIOVEZAN, Walquíria Aparecida, e SOLATO, Vera Lúcia. Programa Infantil de Rádio: Uma proposta de realização de programa para crianças entre 4 e 6 anos. Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Universidade de Piracicaba, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.