Raimundo: o professor obsoleto
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1995.3.2929Palabras clave:
Comunicação, humor, televisãoResumen
Oséculo XX tem sido palco de transformações substantivas na Comunicação. O fluxo de informações abreviou as distâncias geográficas. Espelha a onisciência do homem em todos os cantos do universo e o seu domínio sobre os pressupostos da natureza. Há algumas décadas, talvez, a mais fantasiosa obra ficcional tivesse pouca imaginação para antever as circunstâncias deste final de século. A sociedade contemporânea é movida pela informação. Em nenhum outro momento histórico, como agora, se produziu tanto texto, tantas imagens e tantos símbolos. Neste breve ensaio, o objetivo será fazer uma Análise de discurso, com uma técnica do Método de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (1977). Busca-se compreender a ideologização do professor, através do personagem Raimundo, e de seu relacionamento com Dona Bela (Zezé Macedo) em uma cena do programa A Escolinha do Professor Raimundo.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor, and HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento - Fragmentos Filosóficos. 2ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1987.
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 2ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
ANYSIO, Chico. "Chico Anysio vai fazer um programa aos sábados." Folha de S. Paulo. São Paulo: 22 de julho de 1990.
__________. Revista Carreta. São Paulo: 21 de julho de 1981.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARTHES, Roland. Ensaios Críticos. Lisboa: Edições 70, 1971.
MATTELART, Armand. Multinacionais e Sistemas de Comunicação: Os Aparelhos Ideológicos do Imperialismo. São paulo: Ciências Humanas, 1976.
PRADO, Lourenço de Almeida. "O que os professores pensam da TV." Jornal Fio da História. Brasília: 10 de fevereiro de 1992.
PIOVEZAN, Walquíria Aparecida, e SOLATO, Vera Lúcia. Programa Infantil de Rádio: Uma proposta de realização de programa para crianças entre 4 e 6 anos. Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Universidade de Piracicaba, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.