A virtualidade como reencantamento da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.19.3188Palavras-chave:
Comunicação, internet, reencantamentoResumo
Este artigo descreve algumas reflexões resultantes de minha pesquisa de Mestrado e tem como eixo principal a utilização das novas tecnologias de informação e sua relação com o sujeito. A experiência vivenciada no ambiente multimeio, através da utilização da Internet, permitiu observar alterações significativas de conhecimento/subjetividade nos envolvidos, considerando o envolvimento da totalidade do ser na virtualidade, no entrelaçamento do racional e do emocional, e, dessa forma, agregando qualidade à vida dos sujeitos e trazendo de volta o encantamento perdido com a educação tradicional.
Downloads
Referências
BATESON, Gregory. Steps to an ecology of mind. New York The University of Chicago Press, 1999.
BERGSON, Henry. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Lisboa: Edições 70, 1988.
BOETTCHER, Dulci Marlise. O uso da Internet na aprendizagem de inglês como língua estrangeira na região de Santa Cruz do Sul. Dissertação de Mestrado - UNISC, Santa Cruz do Sul, 2001.
KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo. Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. São Paulo: Papyrus, 1999.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34, 1995 e 1999.
_____________. A árvore do conhecimento. São Paulo: Escuta, 1995.
_____________. O que é o virtual? São Paulo: 34, 1996.
____________. Inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.
____________. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999 e 2000.
MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.
___________. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.