A virtualidade como reencantamento da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.19.3188Palabras clave:
Comunicação, internet, reencantamentoResumen
Este artigo descreve algumas reflexões resultantes de minha pesquisa de Mestrado e tem como eixo principal a utilização das novas tecnologias de informação e sua relação com o sujeito. A experiência vivenciada no ambiente multimeio, através da utilização da Internet, permitiu observar alterações significativas de conhecimento/subjetividade nos envolvidos, considerando o envolvimento da totalidade do ser na virtualidade, no entrelaçamento do racional e do emocional, e, dessa forma, agregando qualidade à vida dos sujeitos e trazendo de volta o encantamento perdido com a educação tradicional.
Descargas
Citas
BATESON, Gregory. Steps to an ecology of mind. New York The University of Chicago Press, 1999.
BERGSON, Henry. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Lisboa: Edições 70, 1988.
BOETTCHER, Dulci Marlise. O uso da Internet na aprendizagem de inglês como língua estrangeira na região de Santa Cruz do Sul. Dissertação de Mestrado - UNISC, Santa Cruz do Sul, 2001.
KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo. Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. São Paulo: Papyrus, 1999.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34, 1995 e 1999.
_____________. A árvore do conhecimento. São Paulo: Escuta, 1995.
_____________. O que é o virtual? São Paulo: 34, 1996.
____________. Inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.
____________. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999 e 2000.
MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.
___________. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.