O funcionamento discursivo do telejornal “Notícias” do Canal Rural
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.14.3105Palavras-chave:
Jornalismo rural, Análise de discurso, TelevisãoResumo
O trabalho é um estudo da produção de sentidos no jornalismo rural, através do telejornal “Notícias”, do Canal Rural. Procura analisar os processos de construção discursiva e de produção de sentidos e o funcionamento discursivo do “Notícias”. Tem como referencial teórico-metodológico a Análise de Discurso.Downloads
Referências
BERGER, Christa. Campos em confronto: a terra e o texto. Porto Alegre: UFRGS, 1998.
CANAL RURAL. Disponível em: http://www.zaz.com.br/rural. Acesso em: 18 out 1999.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Rio de Janeiro: Pontes, 1987.
GÓMEZ, Hernán E. Las notícias como ámbitos de construcción de hegemonia discursiva. In: Comunicação & Política, v.4, n. 1, p. 62-79, sd.
MARIANI, Betânia. O PCB e a imprensa. Rio de Janeiro: Revan/UNICAMP, 1998.
MOTTA, Afonso. RBS e Agronegócio. Erechim, 16 de novembro de 1998.
Palestra proferida no Fórum Permanente de Extensão Rural da EMATER/RS. NORMAS EDITORIAIS/RBS: Porto Alegre, 1996.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A Linguagem e seu funcionamento. Campinas: Pontes, 1996.
ORLANDI, Eni, GUIMARÃES, Eduardo e TARALLO, Fernando. Vozes e contrastes: o discurso na cidade e no campo. São Paulo: Cortez, 1989.
PARANHOS, Adriana. Depoimento da Coordenadora de Telejornalismo do Canal Rural [14 out. 1999].Entrevistadora: Ângela Cristina Trevisan Felippi, Porto Alegre.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: GADET, F. e HAK. T. (orgs). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: UNICAMP, p. 61-105, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.