Aqui, agora: poder e mito
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3016Palavras-chave:
Comunicação, telejornalismo, fait diversResumo
O presente ensaio reunirá algumas evidências sobre o telejornal Aqui, Agora, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Elas emergiram de uma pesquisa semiológica, realizada em nove edições, de 1997, fixada na produção de sentido. Foi usado o paradigma de Barthes, sobretudo, através das categorias Fait Divers, Poder e Mito, voltadas para a tipologia informativa e para a organização de cada edição. As nove edições do telejornal, de 29, 30 e 31 de julho e 1º, 04, 05, 11, 12 e 18 de agosto, de 1997, somaram 59 telerreportagens. Todas foram tipificadas como Fait Divers, em suas várias expressões, que determinaram, também, a lógica de organização de cada edição.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos de estudos filosóficos. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
BARTHES, Roland. Mitologias. 9.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.
BARTHES, Roland. Ensaios Críticos. Lisboa: Edições 70, 1971.
BARTHES, Roland. A Aula. São Paulo: Cultrix, s.d.
GIANNINI, Silvio. O Rosto da Periferia. Revista Veja. São Paulo, 18 de novembro de 1992, p. 99.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX: O espírito do tempo, 1 Neurose. 6.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.
SQUIRRA, Sebastião. Boris Casoy: O Âncora no telejornalismo
brasileiro. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.