Coração sonoro: comunicação, afetos e sociabilidades maquínicas em festas de música eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29193Palavras-chave:
Afetos, máquinas, sociabilidadeResumo
Este artigo explora formas de afetar e de ser afetado em festas de música eletrônica com base nas ideias de Spinoza e com o uso do método cartográfico de pesquisa empírica. Afetos, máquinas e sociabilidade são operadores conceituais para análise de aspectos da dimensão comunicacional das festas. Afetos não são exclusivos do plano dos sujeitos; são fluxos de passagens para diversas formas de expressão e afetação, segundo a perspectiva de Deleuze & Guattari. A comunicação é vista como afeto e fluxo a partir das perspectivas de Morin, Beth & Pross e Marcondes Filho. Propõe-se que os suportes e ações comunicativas nessas festas incidem diretamente sobre os corpos e alteram o processo de sociabilidade. Assume-se, com suporte em Latour, que os afetos são produzidos e potencializados também por meio das máquinas de música e de comunicação, o que implica em repensar o conceito de sociabilidade e considerar como atores sociais também os participantes não humanos.
Downloads
Referências
BATAILLE, Georges. A experiência interior. São Paulo: Editora Ática, 1992.
BETH, Hanno; PROSS, Harry. Introducción a la teoria de la comunicación. Barcelona: Anthropos, 1990.
CASSIRER, Ernst. Antropologia filosófica: ensaio sobre o homem – introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978-1981). Fortaleza: EDUECE, 2009.
______; GUATTARI, Félix. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia 2. Vol.1. São Paulo: Editora 34,1995.
______. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. São Paulo: Ed. 34, 2010.
______. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; MANGANARO, Jean-Paul. De Nietzsche à la Techno: Manifeste pour les machines-pensées à venir. Paris, 1998. par Richard Pinhas. Disponível em: http://www.webdeleuze.com/php/texte.php?cle=102&groupe=Bibliographie%20et%20mondes%20in%E9dits&langue=1. Acesso em: 2 fev. 2016
GILBERT, Jeremy; PEARSON, Ewan. Discographies – dance music, culture and politics of sound. New York: Routledge, 1999.
GUATTARI, Félix. O inconsciente maquínico – ensaios de esquizo-análise. Campinas, SP: Papirus, 1988.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social – uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012; Bauru, São Paulo: Edusc, 2012.
MARCONDES FILHO, Ciro. FILHO, Ciro Marcondes (org.). Dicionário de Comunicação. São Paulo: Paulus, 2014, 2ª edição.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1945/2006.
MORIN, Edgar. O método 1 – a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2008.
NEVES, Thiago T. Afeto. In: FILHO, Ciro Marcondes (org.). Dicionário de Comunicação. São Paulo: Paulus, 2014, 2ª edição.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Editora Martin Claret, 1891/2007.
REYNOLDS, Simon. Generation Ecstasy – into the world of techno and rave culture. New York: Routledge, 1999.
SPINOZA. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 1677/2010.
SYLVAN, Robin. Trance formation – the spiritual and religious dimensions of global rave culture. New York: Routledge, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.