Noticiário “objetivo” em liquidação: a decadência do padrão “catch-all” na mídia comercial
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28384Palavras-chave:
Paralelismo político, Polarização Política, Mercado de MídiaResumo
Esse artigo fundamenta a hipótese de que o jornalismo brasileiro demonstra uma forma particular de uma tendência global de crescente perda de centralidade do padrão catch-all de jornalismo devido a fenômenos da comunicação política que vem transformando o mercado da informação. Dentre estes fenômenos, destacam-se o aumento da oferta de entretenimento, do consumo personalizado de mídia, assim como da polarização política. Sustentamos que isso tem contribuído para a erosão do centro político e para uma maior dependência da mídia comercial em relação às demandas por conteúdo noticioso ideologicamente enviesado. Como resultado, observa-se uma crescente viabilidade mercadológica do modelo de jornalismo advocatício (fora, portanto, do padrão “catch-all”), algo já amplamente documentado no centro de referência de tal padrão, isto é, os Estados Unidos (EUA).
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