Representações Poéticas da Morte nas Narrativas Midiáticas: Um Conto Chinês
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.27475Palavras-chave:
Representações poéticas da morte, Narrativas midiáticas, Um Conto ChinêsResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa amparada pela FAPESP, com o tema “Representações Poéticas da Morte nas Narrativas Midiáticas”. Busca-se compreender: as representações da morte em narrativas midiáticas; os conceitos de comunicação e incomunicabilidade, em suas relações com a cultura e a consciência da morte; a possibilidade de uma comunicação poética como forma de representação / construção complexa do fenômeno da morte e, entendendo-se o cinema como mídia, as representações da morte contidas nestas narrativas, a partir de seus aspectos poéticos. Utiliza-se: a pesquisa bibliográfica; a exploratória, para delimitação do corpus; a análise das narrativas selecionadas, no caso deste artigo, do filme argentino Um Conto Chinês (2011, Sebastián Borensztein). Com as análises, são desvelados aspectos poéticos nas representações da morte, que podem apontar para a possibilidade de uma comunicação poética, norteadora de nossa hipótese sobre o poético como forma complexa de representação / construção do fenômeno da morte nas narrativas midiáticas.
Downloads
Referências
BAITELLO JÚNIOR, N. As Irmãs Gêmeas: Comunicação e Incomunicação. Tribuna do Norte, 2002.
______. O pensamento sentado: sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo: Unisinos, 2012.
______. Conferência de abertura do IX Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura da UNISO. Sorocaba: Universidade de Sorocaba. 2015.
CHEVALIER, J. e GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.
DANTAS, E. Metáporo e o conceito de comunicação como Acontecimento. Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Ouro Preto: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação,
DRAVET, F. M. e CASTRO e SILVA, G. O pensamento comunicacional mediante o pensamento poético. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1592-1.pdf. Acesso em: 23 nov. 2016.
______. A mediação dos saberes e o pensamento poético. Revista Famecos, v. 14, n. 32, p. 71-77, abr. 2007.
FLUSSER, V. O mundo codificado. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
LOTMAN, I. A estrutura do texto artístico. Lisboa: Estampa, 1978.
MARCONDES FILHO, C. Até que ponto, de fato, nos comunicamos? São Paulo: Paulus, 2004.
______. Para entender a comunicação: Contatos antecipados com anova teoria. São Paulo: Paulus, 2008a.
______. Comunicação, uma ciência anexata e contudo rigorosa. In: Comunicação – novo objeto, novas teorias? Teresina: EDUFPI, 2008b.
______. Michel Serres e Os Cinco Sentidos da Comunicação. Revista Novos Olhares, v. 8, n. 16, p. 5 - 19, 2005. Disponível em: http://revistanovosolhares.wordpress.
com/2008/11/06/michel-serres-e-os-cincosentidos-da-comunicacao-de-ciromarcondes-filho/. Acesso em: 28 ago. 2011.
MORIN, E. O homem e a morte. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
SILVA, M. C. C. Comunicação e cultura antropofágicas: mídia, corpo e paisagem na erótico-poética oswaldiana. Porto Alegre / Sorocaba: Sulina / Eduniso, 2007.
______. Contribuições de Iuri Lotman para a Comunicação: sobre a complexidade do signo poético. In: Teorias da Comunicação: trajetórias investigativas.1. ed., Porto Alegre: Edipucrs, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.