A Salomé de Oscar Wilde: Véus, espelhos e decapitações na Belle Époque
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.26065Palavras-chave:
Espelho, decapitação, cultura modernaResumo
No final do século XIX, assistiu-se, na cultura ocidental, a uma proliferação obsessiva do tema bíblico de Salomé e da decapitação de João Batista, investigada neste artigo ensaístico a partir da peça Salomé (1893), de Oscar Wilde. A disseminação desse episódio na modernidade já laicizada pode ser lida como um dos indícios mais enfáticos da insistência da época em explorar temas pulsantes: o desejo, a sexualidade, a crise da identidade e da suposta coesão do “eu”. Na esteira de Nietzsche, a obra de Wilde realiza um interessante jogo de véus, de máscaras e de espelhos, elevando o falso a sua mais alta potência. Retomando trechos da peça, ressaltaremos os perigos do olhar e das pulsões que levaram a subjetividade moderna a “perder a cabeça”.
Downloads
Referências
BATAILLE, Georges. Soleil pourri. Documents n. 3: Hommage à Picasso, Paris, 1930. Disponível em: http://www.pilefacebis.com/sollers/IMG/pdf/Documents%202-3%20Hommage%20a%20Picasso.pdf. Acesso em: 10 dez. 2016.
CASTRO, Eduardo Viveiros. O medo dos outros. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 54, n. 2, 2011.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FERRAZ, Maria Cristina Franco. Homo deletabilis: Corpo, percepção, esquecimento – do século XIX ao XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
______. Platão: As artimanhas do fingimento. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.
______. Nove variações sobre temas nietzschianos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2006.
______. História da sexualidade II: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.
GIL, José. Metafenomenologia das invejas: magia e política. In: LINS; Daniel; PELBART Peter Pál (Org.). Nietzsche e Deleuze – bárbaros, civilizados. São Paulo: Annablume, 2004.
JANES, Regina. Losing our heads. New York: New York University Press, 2005.
MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NOCHLIN, Linda. The body in pieces. London: Thames & Hudson, 2001.
PENNAFORT, Onestaldo. O festim, a dança e a degolação. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1960.
PLATÃO. A república. São Paulo: Edipro, 2014.
POE, Edgar Allan. O homem da multidão. In: ______. Histórias extraordinárias. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público. Rio de Janeiro: Record, 2014.
SIBILIA, Paula. A nudez autoexposta na rede: Deslocamentos da obscenidade e da beleza? Cadernos Pagu, Campinas, n. 44, p. 171-198, jun. 2015.
______. O que é obsceno na nudez? Entre a Virgem medieval e as silhuetas contemporâneas. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 24-55, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.14753.
SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e início do sensacionalismo popular. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa (Org). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
VERNANT, Jean-Pierre. Com a morte nos olhos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
WILDE, Oscar. Salomé. South Australia: University of Adelaide, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.