Da história das mulheres ao cinema brasileiro de autoria feminina

Autores

  • Karla Holanda Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24361

Palavras-chave:

Comunicação, Cinema, Feminismo

Resumo

As mulheres têm feito menos filmes que os homens, embora cada vez produzam mais. Ainda assim, muitos de seus filmes foram ignorados ou receberam pouca atenção. Para compreender esse desequilíbrio, este artigo faz um painel sobre a secular discriminação da mulher na sociedade. Igualmente demonstra que sempre houve resistência das mulheres a essa subjugação. Nosso objetivo é reforçar a razão de se destacar filmes feitos por mulheres, afinal na história do cinema, assim como na história em geral, como defende Joan Scott, a parte concernente às mulheres não está suficientemente contemplada. Em seguida, apresentamos e discutimos três filmes pouco conhecidos da história do cinema brasileiro, mesmo que tragam elementos estilísticos, históricos e temáticos contundentes – A entrevista (Helena Solberg, 1966), Os homens que eu tive (Tereza Trautman, 1973) e Feminino Plural (Vera de Figueiredo, 1976).

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Biografia do Autor

Karla Holanda, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cineasta e professora doutora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do PPG em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Holanda, K. (2017). Da história das mulheres ao cinema brasileiro de autoria feminina. Revista FAMECOS, 24(1), ID24361. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24361

Edição

Seção

Cinema