Mussum, Os Originais do Samba e a sonoridade do pagode carioca

Autores

  • Felipe Trotta Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.22325

Palavras-chave:

Música popular, cultura, samba

Resumo

Durante as décadas de 1960 e 1970, o grupo musical Os Originais do Samba desenvolveu uma sonoridade particular baseada no coro masculino e em uma forte percussão que buscava processar musicalmente uma intenção comercial com autenticidade estética. O grupo, liderado pelo sambista e humorista Mussum, ocupou certo destaque no mercado musical do período participando de shows, gravando discos e atuando na televisão, mas nunca obteve pleno reconhecimento da crítica musical. Com seu coro negro masculino e a performance cênica e sonora de sua batucada, Os Originais sedimentaram uma estética de samba que se tornaria inspiração para gerações futuras que desenvolveram o que batizado posteriormente de “pagode”, inicialmente com o grupo Fundo de Quintal, se desdobrando depois ara os conjuntos do chamado “pagode dos anos 1990”.

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Biografia do Autor

Felipe Trotta, Universidade Federal Fluminense

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, pesquisador do CNPq. Doutor em Comunicação e MEstre em Musicologia. Foi vice-presidente da IASPM-AL (2010-2014) e editor da Revista E-Compós (2009-2013).

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Publicado

2016-03-21

Como Citar

Trotta, F. (2016). Mussum, Os Originais do Samba e a sonoridade do pagode carioca. Revista FAMECOS, 23(2), ID22325. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.22325

Edição

Seção

Mídia e Cultura