O humor corrosivo dos meios e a política: o CQC vai ao Congresso Nacional
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5853Palabras clave:
Humor, comunicação, políticaResumen
O presente artigo é fruto de uma pesquisa que busca analisar o discurso da comunicação em programas de humor de televisão, tendo como objeto de estudo o programa da Rede Bandeirantes Custe o Que Custar, conhecido como CQC. Com o estudo de caso do programa são levantados questionamentos em torno do papel do humor dentro do jornalismo, da construção do discurso do humor na comunicação, de sua relação com a política e dos valores transmitidos. O evento para o qual voltamos nossa atenção foi a suposta expulsão dos repórteres do programa do Congresso Nacional, onde os mesmos faziam uma reportagem. Buscamos, desta forma, discutir as relações entre humor e informação jornalística, desvelando suas vertentes variadas: a leveza, a graça bem como a manipulação e a parcialidade.
Descargas
Citas
ACSELRAD, Márcio. O humor como estratégia de comunicação. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_112.PDF Acesso em 31 set. 2008.
BAND. Programa Custe o Que Custar. Disponível em: http://www.band.com.br/cqc/ Acessos diversos
BERGSON, Henri. O riso. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
ENCARTA, Enciclopédia Microsoft. Teoria do humor. Disponível em: http://encarta.msn.com/artcenter_0.7/Social_Science.html#tcsel Acesso em: 12 out. 2008.
FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Tradução Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
JAPPE, Anselm. A arte de desmascarar. Disponível em: http://www.geocities.com/grupokrisis2003/ajpp.htm Acesso em: 16 nov. 2008.
PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.
SODRÉ, Muniz. O império do grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
THOMPSON, John B. Ideolodia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.