Universo midiático: império da plena luz e o papel do jornalista
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.3255Palavras-chave:
Razão, comunicação, excessoResumo
Uma coisa não pode ser desconsiderada quando se fala da época em que vivemos: trata-se de uma era em que informação é valor e em que o valor da informação é tanto maior quanto mais rápida ela for obtida e transmitida. A contemporaneidade, misto de todas as eras anteriores acrescida de algumas características inéditas, surge sob a égide dos mídia e das novas tecnologias visuais. Trata-se de uma mudança na esfera do olhar e da simulação, diversa da revolução moderna, trazida à tona pela razão e pela representação em que cada vez mais vamos nos locupletando de visão. O excesso de informação não é necessariamente um bem, da mesma forma que o excesso de imagens não torna a visibilidade mais perfeita. Buscamos neste artigo refletir sobre o papel do jornalista neste novo cenário.Downloads
Referências
BAITELLO, N. O olho do furacão. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS, Brasília, 2000.
BERARDI, F. Notas sobre o conceito de cibernáutica. In Lugar Comum: estudos de mídia, cultura e democracia, n. 8, NEPCOM, UFRJ, maio-ago. 1999.
BOURDIEU, P. O império do jornalismo. Folha de São Paulo, 9 mar. 1997.
GUARESCHI, P. Comunicação e controle social. Petrópolis: Vozes, 1991.
LEPAPE, P. Voltaire, o nascimento dos intelectuais no século das luzes. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1995.
MARCONDES, C. A saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker Editores, 2000.
MATOS, O. A moral impotente. Folha de São Paulo, 26 mar. 2000.
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
RAMONET, I. A tirania da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1999.
VERISSIMO, L. F. As filhas do raipi. O Globo, 16 fev. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.