Universo midiático: império da plena luz e o papel do jornalista
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.3255Palabras clave:
Razão, comunicação, excessoResumen
Uma coisa não pode ser desconsiderada quando se fala da época em que vivemos: trata-se de uma era em que informação é valor e em que o valor da informação é tanto maior quanto mais rápida ela for obtida e transmitida. A contemporaneidade, misto de todas as eras anteriores acrescida de algumas características inéditas, surge sob a égide dos mídia e das novas tecnologias visuais. Trata-se de uma mudança na esfera do olhar e da simulação, diversa da revolução moderna, trazida à tona pela razão e pela representação em que cada vez mais vamos nos locupletando de visão. O excesso de informação não é necessariamente um bem, da mesma forma que o excesso de imagens não torna a visibilidade mais perfeita. Buscamos neste artigo refletir sobre o papel do jornalista neste novo cenário.Descargas
Citas
BAITELLO, N. O olho do furacão. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS, Brasília, 2000.
BERARDI, F. Notas sobre o conceito de cibernáutica. In Lugar Comum: estudos de mídia, cultura e democracia, n. 8, NEPCOM, UFRJ, maio-ago. 1999.
BOURDIEU, P. O império do jornalismo. Folha de São Paulo, 9 mar. 1997.
GUARESCHI, P. Comunicação e controle social. Petrópolis: Vozes, 1991.
LEPAPE, P. Voltaire, o nascimento dos intelectuais no século das luzes. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1995.
MARCONDES, C. A saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker Editores, 2000.
MATOS, O. A moral impotente. Folha de São Paulo, 26 mar. 2000.
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
RAMONET, I. A tirania da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1999.
VERISSIMO, L. F. As filhas do raipi. O Globo, 16 fev. 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.