Universo midiático: império da plena luz e o papel do jornalista

Autores/as

  • Marcio Acselrad Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.3255

Palabras clave:

Razão, comunicação, excesso

Resumen

Uma coisa não pode ser desconsiderada quando se fala da época em que vivemos: trata-se de uma era em que informação é valor e em que o valor da informação é tanto maior quanto mais rápida ela for obtida e transmitida. A contemporaneidade, misto de todas as eras anteriores acrescida de algumas características inéditas, surge sob a égide dos mídia e das novas tecnologias visuais. Trata-se de uma mudança na esfera do olhar e da simulação, diversa da revolução moderna, trazida à tona pela razão e pela representação em que cada vez mais vamos nos locupletando de visão. O excesso de informação não é necessariamente um bem, da mesma forma que o excesso de imagens não torna a visibilidade mais perfeita. Buscamos neste artigo refletir sobre o papel do jornalista neste novo cenário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcio Acselrad, Universidade Federal do Ceará

Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Líder do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Professor titular da Universidade Federal de Fortaleza e coordenador da linha de pesquisa Mídia, Linguagem e Produção da mesma instituição. Professor do Centro Universitário Unichristus. 

Citas

BAITELLO, N. O olho do furacão. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS, Brasília, 2000.

BERARDI, F. Notas sobre o conceito de cibernáutica. In Lugar Comum: estudos de mídia, cultura e democracia, n. 8, NEPCOM, UFRJ, maio-ago. 1999.

BOURDIEU, P. O império do jornalismo. Folha de São Paulo, 9 mar. 1997.

GUARESCHI, P. Comunicação e controle social. Petrópolis: Vozes, 1991.

LEPAPE, P. Voltaire, o nascimento dos intelectuais no século das luzes. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1995.

MARCONDES, C. A saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker Editores, 2000.

MATOS, O. A moral impotente. Folha de São Paulo, 26 mar. 2000.

SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RAMONET, I. A tirania da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1999.

VERISSIMO, L. F. As filhas do raipi. O Globo, 16 fev. 2002.

Publicado

2008-04-12

Cómo citar

Acselrad, M. (2008). Universo midiático: império da plena luz e o papel do jornalista. Revista FAMECOS, 11(23), 119–127. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.23.3255

Número

Sección

Media